Inicio | Igreja | Seminaristas algarvios em voluntariado na serra

Seminaristas algarvios em voluntariado na serra

ferias_missionarias2013_seminario-11

De 24 de agosto a 1 de setembro, 10 seminaristas algarvios participaram nas Férias Missionárias nas paróquias de Alcoutim, Cachopo, Giões, Martim Longo, Pereiro e Vaqueiros.

A iniciativa, proposta pelos seminaristas maiores da Diocese do Algarve (aqueles que estão no Seminário Maior de Évora e já frequentam o Curso de Teologia), levou os jovens ao encontro da população local, envelhecida e doente, percorrendo os diversos “montes”, como são designadas as pequenas povoações isoladas no interior do nordeste algarvio.

Tendo ficado alojados numa casa da paróquia de Martim Longo, a antiga residência das irmãs Franciscanas Missionárias de Maria, os seminaristas tiveram o apoio do reitor do Seminário de São José de Faro, o cónego José Pedro Martins, e do prefeito e ecónomo daquele instituição, o padre Pedro Manuel.

Ao longo da semana, para além de terem promovido momentos de oração e de recitação do terço, realizaram visitas domiciliárias a idosos e doentes, contactaram e conviveram com as comunidades locais, visitaram os lares de idosos e centros de dia e participaram e ajudaram na preparação de eucaristias.

Para além de terem dinamizado a animação litúrgica, através da oferta de cancioneiros e respetivos ficheiros áudio para que os paroquianos pudessem aprender novos cânticos, os seminaristas algarvios promoveram ainda um curso para os leitores das comunidades de Alcoutim, Giões e Pereiro.

Ao longo das Férias Missionárias, que consideram uma “necessidade para a Igreja diocesana”, os jovens participaram ainda na bênção e lançamento da primeira pedra do futuro Lar de Martim Longo.

Verifique também

Aura Miguel destaca três últimos papas como “homens radicalmente diferentes”, mas com “grande liberdade”

A jornalista Aura Miguel regressou ao Algarve no passado sábado para deixar claro que os …

Folha do Domingo

GRÁTIS
BAIXAR