
Nascido a 26 de setembro de 2011, o jornal online ‘Sul Informação‘ apresentou na passada sexta-feira uma nova atualização da sua plataforma, naquela que é a terceira versão desde que foi fundado e que compreende muito para além da mera renovação do layout.
O jornal de informação sobre o Algarve e Baixo Alentejo, fundado por três jornalistas associados da ‘Página em Branco – Associação de Jornalistas e Comunicadores Independentes’ que detém a sua propriedade, conta desde 2016 com quatro jornalistas efetivos e tem desenvolvido o seu trabalho exclusivamente em versão online. “Desde o início, apostámos num jornal que fosse única e assumidamente online. Neste momento já não se justifica – e, sobretudo, no Algarve que não somos muitos – apostar em jornais impressos”, disse a diretora daquele órgão de comunicação social na sessão de apresentação da nova versão que decorreu nas instalações da sua redação no Campus de Gambelas da Universidade do Algarve.

Elisabete Rodrigues disse ainda que o ‘Sul Informação’, “desde o início, apostou na inovação”. “As tecnologias mudam e nós temos que tentar ir à frente. Este é um trabalho que resulta de uma candidatura que fizemos aos incentivos à imprensa regional e o que vamos apresentar ainda é só metade do que vamos fazer, mas já é a parte mais visível”, anunciou, explicando que o trabalho da renovada plataforma online foi feito com a ‘Nova Página’, empresa dedicada ao desenvolvimento de soluções para a internet, sediada em Faro.
Sem querer desvendar muito em relação aos projetos futuros, a diretora adiantou apenas que “um deles tem a ver com o Alentejo” e que outro permitirá o alargamento da parceria já em curso com o ‘Jornal de Notícias’.

Quem adiantou um pouco mais em relação ao futuro foi o jornalista Nuno Costa, que apresentou as principais funcionalidades no novo site, revelando que a segunda fase do projeto de desenvolvimento digital do ‘Sul Informação’ “passará pela criação de uma aplicação móvel” que disse estar já a ser desenvolvida. “Será uma aplicação móvel que permitirá fazer muitas destas coisas que foram aqui apresentadas”, divulgou.
E essas novas funcionalidades, apresentadas na sexta-feira, ajudaram, segundo os jornalistas do ‘Sul Informação’, a transformar um “site estático” num “site que pode ser muito dinâmico”. “Mudámos completamente o paradigma daquilo que era o nosso site. Tínhamos uma organização baseada numa linha cronológica do tempo e passámos a ter um site organizado por categorias”, começou por explicar Nuno Costa, destacando que “a primeira grande novidade” implementada foi a “personalização de conteúdo” que permite que sejam escolhidas até cinco categorias, de acordo com o interesse pessoal de cada leitor, que passam a aparecer-lhe em primeiro lugar quando se regista. A seleção noticiosa pode também ser feita por concelho.
Elisabete Rodrigues reforçou que a mobilidade das categorias permitirá alterar a sua ordem quando for conveniente.

Outras das novidades apresentadas foram a possibilidade de o leitor adicionar automaticamente ao calendário Google (Android) ou iCal (Apple) os eventos noticiados, a criação de uma galeria de vídeos (uma vez que o ‘Sul Informação’ tem uma equipa dedicada apenas à produção de vídeo-reportagens) e a inclusão de uma barra de acessibilidade que disponibiliza a leitura dos conteúdos em voz alta, o aumento do tipo de letra ou a conversão em caracteres para disléxicos.
Elisabete Rodrigues reforçou ainda a aposta do ‘Sul Informação’ nos conteúdos gratuitos. “Nós não temos conteúdos pagos. Achamos que em Portugal isso não funciona muito bem e no Algarve não funciona de certeza”, disse a propósito da nova possibilidade de os leitores poderem apoiar financeiramente o trabalho daquele órgão de informação.