Diocese do Algarve enviou convite à comunicação social para estar presente
A tomada de posse canónica do bispo do Algarve eleito, D. Vitorino Soares, terá lugar pelas 11h30, na Sé de Faro no próximo dia 19 de setembro.
A informação foi dada pelo Gabinete de Informação da Diocese do Algarve (GIDAlg) em convite feito esta tarde aos órgãos de comunicação social para acompanharem o ato em causa, fazendo questão de explicar que “a tomada de posse de um novo Bispo não é apenas um ato formal”.
“Trata-se de um momento particularmente significativo para a vida da Igreja algarvia, chamado a reunir comunidades, famílias, sacerdotes, diáconos, consagrados, leigos, instituições e todos os que desejam associar-se a este tempo de fé, comunhão e esperança”, informa a nota de imprensa, acrescentando tratar-se de “um acontecimento que toca a vida concreta de uma Diocese feita de pessoas, de paróquias, de memórias, de serviço e de caminho partilhado”.
A nota informativa lembra que “D. Vitorino José Pereira Soares foi nomeado pelo Papa Leão XIV no dia 14 de julho de 2026, tendo sido chamado a suceder a D. Manuel Neto Quintas, que continuará como Administrador Apostólico da Diocese do Algarve até à entrada canónica do novo Bispo” e que “até à sua nomeação para o Algarve, D. Vitorino Soares era Bispo Auxiliar da Diocese do Porto”.
“Natural de Luzim, Penafiel, na Diocese do Porto, D. Vitorino Soares traz consigo uma longa experiência pastoral, marcada pela formação sacerdotal, pela pastoral juvenil, pela vida paroquial e pelo serviço à Conferência Episcopal Portuguesa. Foi também Reitor do Seminário Maior do Porto e Presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios da Conferência Episcopal Portuguesa”, lembra ainda o GIDAlg.
Aquele organismo lembra que “na sua primeira mensagem à Diocese do Algarve, D. Vitorino Soares dirigiu palavras de proximidade a todos os algarvios, aos que aqui nasceram, aos que aqui residem e aos que adotaram o Algarve como pertença”. “A frase com que se apresentou à nova Diocese exprime bem o espírito com que chega: «Convosco, sem vos conhecer também já me sinto algarvio, ajudai-me a ser um dos vossos.» A Diocese acolhe estas palavras com alegria e disponibilidade para caminhar em comunhão com o seu novo Pastor”, refere ainda.
O GIDAlg acrescenta ainda que “será também um momento de agradecimento a D. Manuel Neto Quintas pelo serviço pastoral dedicado à Diocese do Algarve ao longo de mais de vinte anos”. “A sua presença, o seu ministério e o seu cuidado pelas comunidades permanecem inscritos na vida recente da Igreja algarvia e na estima de muitos”, diz ainda a nota informativa.
A Diocese do Algarve dirige assim “um convite especial aos órgãos de comunicação social para que estejam presentes, acompanhem e divulguem esta celebração ou possam retransmitir a emissão streaming que a diocese do Algarve vai disponibilizar”, realçando que “o trabalho dos jornalistas, repórteres de imagem, fotógrafos e técnicos é essencial para que este momento chegue também a quem não poderá estar fisicamente na Catedral de Faro: os idosos, os doentes, as pessoas isoladas, as comunidades mais distantes, os algarvios que vivem fora da região e todos os que acompanham com interesse a vida da Igreja e da sociedade no Algarve”.
“Ao dar notícia deste acontecimento, a comunicação social ajuda a tornar mais próxima uma celebração que é, antes de tudo, comunitária. Ajuda a contar a história de uma Diocese que continua a caminhar, com memória agradecida, atenção ao presente e esperança no futuro”, prossegue.
A diocese lembra ainda que “por razões de organização, espaço e segurança, a acreditação dos profissionais da comunicação social é obrigatória e individual”. “O preenchimento do formulário constitui um pedido de acreditação, não garantindo automaticamente o acesso. A confirmação será comunicada por email até 17 de setembro de 2026”, acrescenta.
A emissão streaming da entrada de D. Vitorino Soares na Diocese do Algarve será assegurada através de mais uma parceria entre o jornal Folha do Domingo e a Mais Algarve e disponibilizada nas plataformas habituais dos dois órgãos de informação e da diocese algarvia.










