Pub

A prova decorre até sábado, no Arena de Portimão, e junta FC Porto, Benfica e Sporting no Grupo A, originando que apenas uma destas três equipas possa discutir na final o trófeu, com ABC de Braga, Águas Santas ou Madeira SAD, do Grupo B.

Na final do primeiro título oficial da temporada defrontar-se-ão os vencedores de cada grupo.

O FC Porto, atual campeão nacional e líder do campeonato, e o Sporting, terceiro classificado (a cinco pontos) defrontam-se na quarta-feira (20:00), após o encontro entre Águas Santas e o Madeira SAD, que abre a competição (16:00).

Os “leões”, os últimos a apurarem-se (7.º lugar no final da primeira volta do Andebol 1) apostam “forte” na competição e asseguram que vão ao Algarve para vencer.

“Queremos vencer a prova, pelo prestígio e pelo acesso ao lugar na Taça Challenge. Não há favoritos, e o primeiro jogo é o mais importante num grupo difícil”, observou o capitão leonino, Bosko Bjelanovic, citado pela Federação Portuguesa de Andebol.

O Benfica entra em competição apenas na quinta-feira (20:00) diante do Sporting, e espera concretizar o “sonho” de início de época. “Garantir mais um troféu, com a vitória na prova”, disse o capitão das “águias”, Carlos Carneiro.

O Benfica, atual quarto classificado no campeonato, e o FC Porto, que persegue a segunda vitória consecutiva na Supertaça, defrontam-se na sexta-feira (20:15) na terceira e última jornada de fase de grupos da prova.

À semelhança do Grupo A, o primeiro lugar do Grupo B também promete uma acesa disputa entre ABC, Madeira SAD e Águas Santas.

O Águas Santas, atual sexto classificado do Andebol 1, abre a competição quarta-feira com o Madeira SAD, tendo o capitão da equipa da Maia admitido que a Supertaça “é um objetivo definido desde o início da época”.

Jorge Carvalho classifica o primeiro jogo como “o mais difícil”, alegando que uma derrota inicial “neste tipo de torneios, torna a recuperação muito mais difícil”.

O Madeira SAD, quinto classificado, garantiu a presença na prova com o quarto lugar registado no final da primeira volta do Andebol 1, mas não se assume como favorito à conquista do grupo.

Gonçalo Vieira, capitão da equipa insular, recusa “qualquer dose de favoritismo”, mas garante que “a equipa vai discutir jogo a jogo para chegar à final”.

Para Gonçalo Vieira o Grupo B é o mais “equilibrado”, apontando o ABC de Braga como a equipa que “pode criar mais problemas, já que está mais habituado a estas andanças”.

O ABC entra em competição na quinta-feira (16:00) onde defronta o Águas Santas, realizando o segundo jogo na sexta-feira (18.00) com o Madeira SAD.

Além da componente competitiva, a Supertaça integra uma componente social, com as equipas a visitarem várias instituições de solidariedade do concelho de Portimão e estabelecimentos de ensino da região algarvia.

Programa de jogos:

– quarta-feira, 19 de Janeiro.
Águas Santas – Madeira SAD, 16:00.
Sporting – FC Porto, 20:00.

– quinta-feira, 20 de Janeiro.
ABC – Águas Santas, 16:00.
SL Benfica – Sporting, 20:00.

– sexta-feira, 21 de Janeiro.
Madeira SAD – ABC, 18:00.
FC Porto – SL Benfica, 20:15 (RTP2).

– sábado, 22 de Janeiro.
Apuramento 5.º e 6.º, 11:00.
Apuramento 3.º e 4.º, 14:30.

Final: Entre os vencedores dos Grupos, 17:00.

Lusa

Pub