Pub

O número de infetados com o coronavírus (Covid-19) no Algarve é agora de 3 pessoas, todas da zona de Portimão.

Para além da aluna da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes e da mãe, professora na Escola Básica Professor José Buisel, foi diagnosticado outro caso de uma aluna da segunda escola que terá contactado com a professora infetada. Ambas as escolas de Portimão estão encerradas.

A epidemia de coronavírus (Covid-19) detetada em dezembro na China já provocou mais de 110 mil infetados em todo o mundo. Em Portugal, o número de infetados subiu para 59 pessoas, mais 18 do que os contabilizados na terça-feira, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS), o maior aumento diário desde o início da epidemia.

A ministra da Saúde afirmou hoje ser inevitável que Portugal entre “dentro de horas ou dias” na fase de mitigação da doença Covid-19, quando se verifica a transmissão comunitária da infeção. “É inevitável que entremos dentro de horas ou dias” na fase de mitigação, porque “a dinâmica da situação epidemiológica está a ser muito rápida”, afirmou Marta Temido na Comissão Parlamentar de Saúde, em resposta ao deputado do Bloco de Esquerda Moisés Ferreira.

O Governo divulgou esta segunda-feira o plano de contingência para o coronavírus, no qual se prevê que eventos com mais de cinco mil pessoas em espaços abertos sejam suspensos ou adiados; eventos com mais de mil pessoas à porta fechada podem ser adiados ou cancelados.

O Conselho Nacional de Saúde Pública (CNSP) reúne-se hoje para discutir medidas de contenção do surto de Covid-19, incluindo a possibilidade de antecipação das férias escolares da Páscoa.

As medidas já adotadas em Portugal para conter a epidemia incluem, entre outras, a suspensão das ligações aéreas com a Itália, a suspensão ou condicionamento de visitas a hospitais, lares e prisões, e a realização de jogos de futebol sem público.

com Lusa

Pub