Breves
Inicio | Desporto | Todo-o-terreno: África Race2010 – Três equipas espanholas falharam as verificações técnicas

Todo-o-terreno: África Race2010 – Três equipas espanholas falharam as verificações técnicas

O rali todo-o-terreno Africa Eco Race arranca terça-feira, pela primeira vez, desde Portimão, apenas com uma equipa portuguesa, culminando no dia 10 de Janeiro em Dacar.

Elisabete Jacinto vai defender as cores portuguesas, num percurso que liga aquela cidade algarvia e a capital do Senegal, através do deserto africano, ao longo de mais de 6000 quilómetros.

Segundo fonte da organização, “dificuldades logísticas” levaram à desistência de três equipas espanholas, que nem sequer chegaram a comparecer para as verificações técnicas e administrativas, durante o dia de hoje, em Portimão.

Das 47 equipas inscritas à partida, a caravana ficou reduzida a 44 concorrentes, tendo 37 cumprido hoje as verificações técnicas, e os restantes sete irão cumprir os procedimentos técnicos e administrativos já em Marrocos.

“São todos concorrentes africanos, duas motos e três carros, que foram autorizados pela organização a efectuarem as vistorias em Marrocos, evitando que se deslocassem a Portugal”, disse fonte da organização.

Apesar da chuva que teimou em cair ao longo do dia, centenas de pessoas acorreram ao Pavilhão Arena de Portimão para presenciarem, ao vivo, as “máquinas” que vão levar os concorrentes através do deserto africano, até Dacar.

Elisabete Jacinto, o seu camião MAN TGS e os dois “Buggy’s” da equipa de Jean-Louis Schlesser foram os que mais atrairam as atenções dos visitantes.

Apesar de ser muito solicitada para autógrafos e fotografias, a piloto portuguesa, de 45 anos, considerou o dia “calmo, pois as verificações já não são o stress de antigamente”.

“A equipa vem com tudo perfeitamente organizado, seja do ponto de vista técnico, como da parte documental, e só temos de lidar com uma maior ou menor capacidade dos organizadores para que todo o processo se desenrole com maior ou menor rapidez”, observou.

Elisabete Jacinto manifestou-se confiante em “dormir bastante bem, para fazer tranquilamente a viagem” até Almeria (Espanha), onde começará a contagem decrescente para a primeira etapa competitiva, quarta-feira, em Marrocos.

Os cerca de 80 veículos que compõem a caravana da Africa Eco Race, prova que rivaliza com o mítico Paris-Lisboa-Dakar, arranca terça-feira, por volta das 07:00, de Portimão com destino a Almeria (Espanha), embarcando depois para Marrocos.

A segunda edição da prova, idealizada por Hubert Auriol, René Metge e Jean-Louis Schlesser, que integra 12 etapas, termina a 10 de Janeiro de 2010, depois de percorrer Marrocos, Mauritânia e Senegal.

Verifique também

Porto, a estagiar no Algarve, venceu Fulham em Albufeira

Mais de 3.000 pessoas deslocaram-se ontem ao Estádio Municipal de Albufeira para assistirem ao jogo …