Pub

O conjunto português (cinco ginastas, cinco cordas) obteve 23,250 pontos, superiorizando-se às seleções da Estónia, Espanha, Áustria e da Hungria, no primeiro dia da competição, pontuação que deixa em aberto a possibilidade de discutir um lugar na final da prova destinada a ginastas juniores.

A competição no Portimão Arena foi dominada pela seleção russa que totalizou 26,550 pontos, seguida de Israel (25,800) e da Bielorrússia, com 25,700 pontos.

A responsável pela ginástica rítmica da Federação de Ginástica de Portugal classificou a atuação do conjunto português como de “elevado nível técnico, o que lhe valeu uma pontuação acima dos 23 pontos, uma barreira essencial para chegar à final”.

“O conjunto português vale pelo seu todo, conseguindo uma excelente prestação que lhe permitiu ficar à frente da seleção espanhola, um país fortíssimo na modalidade”, observou Eunice Lebre.

A responsável considera que “a grande qualidade técnica das jovens ginastas lusas, deixa antever um futuro promissor na ginástica rítmica”.

O conjunto português composto pelas seis ginastas que em março obtiveram o sétimo lugar no Open Internacional, em Pesaro (Itália), mantém a preparação com vista aos Europeus de 2011, que se realizarão no final de maio em Minsk (Bielorrússia).

O 25.º Torneio Internacional de Portimão decorre em simultâneo com a 6.ª Taça do Mundo de Ginástica Rítmica, e reúne as melhores ginastas mundiais em ano de campeonatos do Mundo e de preparação para os Jogos Olímpicos Londres2012.

Participam nas duas competições cerca de 300 ginastas seniores e juniores, de 35 países, que disputam os aparelhos de maça, bola, arco, fita e corda.

Na primeira ronda da Taça do Mundo, a seleção russa obteve o primeiro lugar em conjuntos no aparelho de bola (cinco ginastas, cinco bolas), com 28,400 pontos, seguida da Itália (27,200) e de Israel (26,900).

A prova algarvia, que decorre até domingo, assinala este ano as “Bodas de Prata”, e é já uma referência no circuito e no calendário internacional da modalidade, onde marcam presença as ginastas que ocupam os primeiros lugares do “ranking” da Federação Internacional de Ginástica.

Para assinalar os 25 anos da competição, a organização realiza uma gala que vai reunir, na sexta-feira à noite, os ginastas das seleções nacionais das várias disciplinas gímnicas, desde a artística, aos trampolins, passando pela acrobática.

Lusa
Pub