Breves
Inicio | Política | Tribunal de Contas dá visto à Câmara de Faro para empréstimo de 4,8 milhões de euros

Tribunal de Contas dá visto à Câmara de Faro para empréstimo de 4,8 milhões de euros

O Tribunal de Contas (TC) concedeu visto favorável a um empréstimo bancário de 4,8 milhões de euros que permitirá à Câmara de Faro concretizar cinco obras consideradas “estruturantes”, revelou hoje a autarquia.

“São mais 4,8 milhões de euros para investimentos nucleares no desenvolvimento do concelho”, refere, em nota de imprensa, o executivo PSD/CDS-PP liderado por Rogério Bacalhau.

As obras previstas, algumas já em curso, são o Centro de Recolha Oficial de animais, o Centro Cultural e de Inovação de Bordeira, que integra os museus da Pedra e do Acordeão (ambas no valor de 1,2 milhões de euros), a primeira fase da Terceira Circular a Faro, a requalificação da Mata do Liceu (ambas orçadas em 850 mil euros), e a requalificação da Alameda João de Deus (650 mil euros).

Datado de 30 de outubro de 2019, o visto do TC permite avançar com um contrato de empréstimo assinado com a Caixa Geral de Depósitos no montante de 4,8 milhões de euros, repartido entre os anos de 2019 (2.500 euros), 2020 (2,7 milhões de euros) e 2021 (2 milhões de euros), a pagar em 12 anos.

O executivo liderado por Rogério Bacalhau sublinha que o visto é mais um sinal de uma estratégia assente “na implementação de mecanismos de gestão rigorosos e num grande aumento da produtividade da autarquia”.

Para o presidente da autarquia, citado no comunicado, estes são os fatores que permitiram reduzir a dívida total do município em dez anos, “de cerca de 71,7 milhões de euros para pouco mais de 19 milhões”.

O município “agora pode ir à banca, tranquilamente, sempre que as condições de crédito são favoráveis e, assim, fazer uma melhor gestão dos recursos financeiros que tem à disposição”, concluiu o autarca.

Verifique também

Presidente da Câmara de Aljezur diz não ter condições para alojar migrantes trabalhadores de explorações agrícolas

O presidente da Câmara de Aljezur, José Gonçalves, disse hoje que nos aglomerados urbanos do …

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.