Pub

O primeiro módulo do curso decorre de 30 de maio a 03 de junho na Escola Superior de Educação e Comunicação (ESEC), no "campus" da Penha, estando as inscrições abertas até sexta-feira, dia 28.

Trata-se de uma unidade curricular do curso de Ciências da Comunicação que resulta de uma parceria entre o Centro de Investigação em Artes e Comunicação, o curso de Ciências da Comunicação e a Associação Grémio das Músicas.

Saber ler música e ter conhecimentos básicos de teoria musical são os requisitos exigidos para frequentar o curso, que tem a duração total de 120 horas e decorrerá até ao mês de julho, diz a UAlg em comunicado.

Segundo o coordenador do curso, Vítor Reia-Baptista, com este curso pretende-se desenvolver o ensino artístico e interligar áreas do conhecimento como a comunicação e a música, "em moldes inovadores e criativos".

"Todos os esforços no sentido deste alargamento de horizontes serão sempre festejados e apoiados", diz por seu turno o músico Zé Eduardo, responsável pelas componentes de direção artística e "ensemble" do curso.

Além das aulas práticas oficinais, o curso é composto por trabalhos práticos de construção musical em grupo e exercícios de leitura musical e de análise crítica.

Haverá ainda lugar para exercícios performativos em grupo e exercícios tutoriais de reflexão e exposição teórico-prática à distância.

A ideia fundamental é que os alunos tenham bases para tocar e improvisar sobre estruturas standard de jazz em agrupamentos e bandas.

O curso culmina com uma apresentação final em formação de banda.

Lusa

Pub