Breves
Inicio | Desporto | Via Algarviana vai ser palco da corrida em trilhos mais longa do país

Via Algarviana vai ser palco da corrida em trilhos mais longa do país

Foto © Samuel Mendonça

Um total de 60 atletas vão disputar a corrida em trilhos mais longa do país, a partir de quinta-feira, nos 300 quilómetros da Via Algarviana, entre Alcoutim, junto ao Rio Guadiana, e o Cabo de São Vicente.

Os participantes da Algarviana Ultra Trail – que arranca na quinta-feira em Alcoutim e termina no domingo em Vila do Bispo, vão passar por nove concelhos algarvios -, enfrentar cerca de 13.000 metros de desnível positivo acumulado, com passagens pelas serras do Caldeirão, Espinhaço de Cão e Monchique.

Segundo a organização, a prova é quase exclusivamente na Via Algarviana, um percurso pedestre de longa distância classificado como Grande Rota e “decorre sobretudo em zonas florestais, com o principal objetivo de promover o interior algarvio como produto turístico alternativo à habitual escolha do destino para praia”.

“É um evento desportivo de ‘trail running’ que vai percorrer a região de um extremo ao outro dando a conhecer a beleza do seu interior”, explicou Germano Magalhães, da organização, citado em comunicado, acrescentando que a prova está limitada a um máximo de 60 atletas por questões de segurança.

Segundo o presidente da assembleia geral da associação desportiva Algarve Trail Running, principal organizadora do evento, é uma estimativa “otimista” se 20 dos 60 participantes chegarem ao fim da prova, já que é recomendado que os participantes tenham experiência em provas de 100 milhas ou distâncias similares.

Do total de 60 atletas, 39 vão enfrentar a distância a solo, que vai ser percorrida por uma dupla, duas quadras e outros tantos trios.

Apesar de a maior parte dos inscritos serem portugueses, há também atletas de Espanha, Brasil, Equador, Uruguai e Escócia.

A partida está marcada para quinta-feira, às 18:30, em Alcoutim.

Verifique também

Farense recebido em festa após qualificação para os ‘quartos’ da Taça de Portugal

O Farense qualificou-se na quarta-feira para os quartos-de-final da Taça de Portugal após ter ido …

Deixe uma resposta