Pub

O corredor de 29 anos, orientado pelo técnico José Azevedo, com a companhia de Tiago Machado, Sérgio Paulinho e do mecânico Francisco Carvalho, chegou isolado à reta da meta, terminando os 169 quilómetros desde Vila Nova de Cacela em 04:12.46 horas, com 20 segundos de vantagem sobre um primeiro grupo de ciclistas, enquanto o pelotão chegou com três minutos de atraso.

O espanhol Alberto Contador (Astana), que defende a camisola amarela de líder da “Algarvia”, conquistada há um ano, terminou integrado no grosso da coluna, assim como os rivais mais próximos da geral, o português Tiago Machado e o seu colega de equipa da RadioShack Levi Leipheimer, que seguem a 15 e 28 segundos do topo.

“Foi muito bom para a equipa esta primeira vitória da temporada. Continuamos com esperança porque temos corredores bem colocados”, afirmou Rosseler, vencedor de um dos Quatro Dias de Dunquerque 2009, prova conquistada por Rui Costa (Caísse d’Epargne), que é sexto da geral, a 40 segundos do líder.

Rosseler integrou a segunda das duas fugas do dia, com outros cinco corredores e conseguiu destacar-se depois dos seus companheiros de ocasião, a 15 quilómetros de uma meta com muito público presente.

A confirmação do “bis” de Contador em terras algarvias ficou assim adiada para o último dia, domingo, no “crono” de 17,2 quilómetros, entre Lagoa e Portimão, mas vai contar com a concorrência da RadioShack.

“Ninguém é imbatível. Vamos dar tudo o que temos”, prometeu Tiago Machado, enquanto Azevedo apontou Leipheimer e o alemão Andreas Kloeden como as suas “armas” para o contrarrelógio, aliviando a responsabilidade ao corredor português.

O técnico da equipa norte-americana negou “estar pressionado para ganhar”, embora reconhecendo que um êxito “é sempre bom” e que Machado está “com a motivação em alta”.

Entretanto, os belgas Thomas De Gendt e Jerome Baugnies aproveitaram a jornada para garantirem a liderança virtual das classificações das metas volantes e do prémio da montanha para a TopSport.

Lusa

Clique na foto para vê-la maior

Pub