Pub

"Contador fazia parte da lista provisória da equipa Saxo Bank, ainda pensámos que a situação (doping) poderia resolver-se, mas afinal vai ser difícil que isso aconteça", afirmou o presidente da Associação de Ciclismo do Algarve, Rogério Teixeira, na apresentação da prova, realizada hoje em Faro.

Rogério Teixeira reconheceu que é uma perda, mas frisou que se o ciclista espanhol não estiver na prova algarvia "também não vai estar em mais nenhuma este ano", devido à suspensão por um ano proposta pela Real Federação Espanhola de Ciclismo, depois de Contador ter acusado positivo num controlo antidoping realizado na Volta à França passada.

O responsável da Associação de Ciclismo, frisou, no entanto, que estarão em Portugal outros corredores importantes do ciclismo internacional, como o checo Roman Kreuziger (Astana), o espanhol Leon Sanchez (Rabobank), o alemão Tony Martin, o norte-americano Tyler Farrar (garmin) ou o alemão Andreas Kloeden (RadioShack).

"Esta é a principal prova do ciclismo do Mundo no mês de fevereiro devido às equipas e aos jornalistas que vêm. E queremos continuar a ser uma montra e de Portugal no Mundo e uma forma de promoção do Algarve no exterior", afirmou o responsável.

Teixeira admitiu que a edição deste ano, que vai para a estrada a 16 de fevereiro e termina a 20 e conta com cinco etapas, teve alguns constragimentos financeiros devido à crise.

"Houve três câmaras (Castro Marim, Vila Real de Santo António e Vila do Bispo) que desistiram e isso notou-se no orçamento. Esta prova tem que começar a ser apoiada pelas instituições públicas", defendeu Rogério Teixeira, frisando que, se isso não acontecer, "a corrida pode ter de descer de nível e ficar só como prova nacional".

Relativamente ao percurso, Teixeira disse que "apesar desse concelhos terem saído, se vai manter o mesmo do ano passado, com a subida ao Malhão (3.ª etapa) e um contra-relógio individual de 17,5 quilómetros (na última tirada) a marcarem as diferenças".

As restantes etapas são "em linha, propícias aos sprinters", disse ainda o presidente da Associação algarvia.

Lusa

Pub