Inicio | Igreja | Bispo do Algarve inicia no próximo domingo a visita pastoral a Almancil

Bispo do Algarve inicia no próximo domingo a visita pastoral a Almancil

Foto © Samuel Mendonça

O bispo do Algarve inicia no próximo domingo, 8 de janeiro, a segunda visita pastoral deste ano de 2016/2017. D. Manuel Quintas visitará a paróquia de Almancil até ao dia 15 deste mês.

No domingo, a visita tem início de manhã com a celebração da eucaristia às 10h, na igreja de São João da Venda, mas a abertura oficial da visita terá lugar às 11h na igreja de São Lourenço com a celebração da eucaristia, seguindo-se um almoço com os catequistas.

Ao longo da semana, e segundo o programa a que Folha do Domingo teve acesso, o prelado encontrar-se-á com o Conselho Económico da comunidade e com os Conselhos do Centro Paroquial de Almancil.

D. Manuel Quintas encontrar-se-á ainda com crianças, pais e catequistas e reunir-se-á com os leitores, responsáveis pela limpeza, acólitos, membros do coro paroquial e do grupo carismático. O prelado terá ainda encontros com os movimentos marianos com expressão na paróquia, com os membros da Conferência Vicentina da Sociedade de São Vicente de Paulo e com os jovens crismandos.

O bispo do Algarve visitará os doentes, a Associação Social e Cultural de Almancil e a Casa de Repouso de São Lourenço, particularmente os utentes dos respetivos lares de idosos, a Junta de Freguesia de Almancil, o Posto da GNR e a Escola EB 2/3 Dr. António de Sousa Agostinho.

A visita ficará ainda marcada pela bênção dos sinos da futura igreja (em construção) e será encerrada no último dia com as celebrações da eucaristia na igreja de São João da Venda, às 10h, e na igreja de São Lourenço, às 11h, com administração do sacramento da Confirmação.

O Código de Direito Canónico estabelece que os bispos têm a obrigação de visitar toda a diocese ao menos a cada cinco anos, podendo, em caso de necessidade, delegar essa tarefa no prelado coadjutor ou auxiliar, ou ainda num padre.

Verifique também

Encontro de formação no Carmelo algarvio desafiou à espiritualidade de Santa Isabel da Trindade

O Centro de Espiritualidade da congregação dos Carmelitas Descalços, sedeado em Avessadas (Marco de Canaveses), …