Inicio | Sociedade | ‘10 Milhões de Estrelas’ no Algarve reverte este ano para crianças algarvias em situação de pobreza

‘10 Milhões de Estrelas’ no Algarve reverte este ano para crianças algarvias em situação de pobreza

Cartaz
Cartaz

A Cáritas Diocesana do Algarve, em comunhão com a Cáritas Portuguesa, volta a promover pelo 12º ano consecutivo a campanha ‘10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz’.

A iniciativa tem como objetivo a proclamação dos valores da paz, da justiça e da solidariedade e, consequentemente, a partilha generosa com os mais pobres e os excluídos da sociedade.

A ação, este ano, incide no combate à pobreza infantil e também na ajuda à população do Médio Oriente. Assim, das receitas conseguidas com a venda de velas, 65% destinam-se a apoiar crianças algarvias em situação de pobreza e este apoio irá centrar-se na área da saúde, concretamente, no pagamento de consultas médicas e no dentista, de aparelhos auditivos e óculos, entre outras necessidades.

Os restantes 35% serão canalizados para um projeto internacional de apoio à população do Médio Oriente.

Em circular dirigida aos párocos algarvios, à qual Folha do Domingo teve acesso, o presidente da Caritas do Algarve lembra ser “necessária a colaboração de todos, pároco, grupos de jovens, catequistas, professores, passando por todos os sensibilizadores locais nos mais diversos serviços”.

No passado dia 16 deste mês, na eucaristia de encerramento do Conselho Geral da Cáritas Portuguesa, na Basílica da Santíssima Trindade, em Fátima, foi feita a entrega simbólica da “Luz da Paz” a todas as dioceses.

No Algarve, este ano, as atividades relacionadas com a iniciativa iniciam-se no dia 8 de dezembro próximo, pelas 18h na Sé de Faro, com a entrega do “símbolo da paz” à paróquia de São Bartolomeu de Messines, que este ano acolhe a manifestação pública pela paz que será ali realizada no dia 20 do próximo mês.

Nesse dia, a “Marcha da Paz” terá início às 21h na igreja do Santuário de Nossa Senhora da Saúde, em São Bartolomeu de Messines, seguindo para a igreja matriz, onde terá lugar a sessão com a intervenção do bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, e do presidente da Cáritas Diocesana, Carlos Oliveira, após a qual terá lugar um momento cultural com o grupo musical “Santa Maria”.

A Cáritas convida ainda cada português a acender uma vela na noite de 24 de dezembro, véspera de Natal, e a colocá-la à janela de casa.

As velas estão à venda em diversas escolas do país, nas Cáritas Diocesanas e paróquias e também em estabelecimentos comerciais que se associaram à iniciativa, à imagem do que tem sucedido nos últimos anos, e podem ser adquiridas a um preço unitário de um euro ou quatro euros (pack de quatro velas).

A operação ‘10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz’ é uma iniciativa solidária que nasceu em França e que começou a ser promovida em Portugal em 2003, tendo como principal objetivo incentivar a sociedade civil, os cidadãos, a contribuírem para a melhoria das condições de vida de pessoas e povos desfavorecidos, atingidos por fenómenos como a pobreza, a guerra, as catástrofes naturais, as desigualdades sociais.

A campanha tem lugar durante o Advento (tempo litúrgico que precede o Natal no calendário católico) e é concretizada através de manifestações públicas de natureza religiosa, cívica, cultural e artística desenvolvidas pela Cáritas Portuguesa e pelas Cáritas Diocesanas.

Desde o dia 26 e até 30 deste mês está a decorrer uma “Semana Cáritas” na rádio e televisão públicas e de 3 a 6 de dezembro, no Terreiro do Paço, em Lisboa, a Cáritas associa-se a uma ação contra a pobreza infantil, promovida pela ‘RTP+’.

com Ecclesia

Verifique também

PJ detém militar suspeito de abusar sexualmente de menor no concelho de Tavira

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje a detenção, na quinta-feira, de um militar de 25 …