Serão 65 os algarvios participantes, inscritos pelo Secretariado da Catequese da Diocese do Algarve, no Jubileu dos Catequistas que vai decorrer de 26 a 28 deste mês de setembro, em Roma (Itália), com o Papa Leão XIV.
A peregrinação será presidida pelo diretor do Secretariado da Catequese da Diocese do Algarve, o padre Pedro Manuel, e contará também com o acompanhamento da coordenadora do Setor da Catequese da Infância e Adolescência da Diocese do Algarve, a irmã Arminda Faustino. Acompanharão ainda o grupo o padre José Joaquim Campôa e o diácono Vítor Sabino, ambos também da diocese algarvia.
A viagem desde Lisboa será feita em voo no dia 26 de setembro com destino a Roma. De tarde, os participantes farão uma visita panorâmica a Roma, incluindo a basílica de Santa Maria Maior com passagem pela Porta Santa.
No dia 27 de setembro, visitarão de manhã a basílica de São Pedro com passagem pela Porta Santa e visita do túmulo de São João Paulo II, celebrarão Eucaristia na igreja de Santo António dos Portugueses e participarão na catequese em língua portuguesa.
No dia 28 de setembro, participarão no Vaticano na Missa presidida pelo Papa Leão XIV na Praça de São Pedro. De tarde, visitarão a basílica de São Paulo Extramuros, com passagem pela Porta Santa e regressarão no voo com destino a Lisboa.
A Igreja Católica está a celebrar o Ano Santo 2025, o 27.º jubileu ordinário da história, por iniciativa do Papa Francisco, que o dedicou ao tema da esperança, e está a ser continuado com o pontificado de Leão XIV.