O socialista Francisco Martins anunciou na segunda-feira a sua recandidatura à presidência da Câmara de Lagoa para cumprir um segundo mandato, depois de ter interrompido um ciclo de 28 anos de liderança do PSD na autarquia.
Nas últimas eleições autárquicas, em 2013, o enfermeiro conseguiu derrotar o social-democrata José Inácio, com 41,68% dos votos, devolvendo a Câmara de Lagoa aos socialistas, o que não acontecia desde 1985.
“O primeiro mandato foi o concelho que eu herdei, o segundo, caso seja eleito, será o nosso mandato, para efetivar os projetos que temos em carteira”, disse o candidato à agência Lusa, assumindo como uma das suas prioridades a melhoria na mobilidade urbana, a par da educação.
Segundo Francisco Martins, a primeira metade do mandato serviu para traçar “guiões para a evolução do concelho na próxima década”, materializados em diversos planos, nomeadamente, um plano estratégico e um plano de mobilidade para o concelho.
“As nossas ruas eram 75% para os automóveis e 25% para os peões. O que nós queremos fazer é devolver a cidade ao peão, sem descurar o automóvel, para torná-la mais pedonal”, frisou, acrescentando que algumas obras já estão em curso.
Para o início do verão está também prevista a conclusão do Plano Diretor Municipal (PDM) de Lagoa, cuja versão atual já tem vinte anos, acrescentou o candidato socialista.
Até à sua eleição, a Câmara de Lagoa tinha sido durante 28 anos liderada por executivos social-democratas, depois de cerca de uma década de domínio socialista, entre 1976 e 1985.
Francisco Martins exerceu as funções de enfermeiro coordenador da unidade de Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia de Estômbar, tendo ao longo dos últimos 20 anos exercido a sua atividade no concelho.
Integrou também vários órgãos do poder local, tendo sido presidente da Junta de Freguesia de Lagoa entre 2009 e 2013 e vereador da Cultura e Desporto da autarquia entre 2002 e 2004.
Nas eleições autárquicas de 2013, o PS venceu no concelho de Lagoa com 41,68% dos votos (quatro eleitos), tendo o PSD alcançado 39,35% (três eleitos), o que perfaz um total de sete mandatos.
O PS lidera 10 dos 16 concelhos do distrito de Faro, sendo cinco liderados pelo PSD e um pela CDU.