Foram três as participantes da Diocese do Algarve no Congresso Internacional da Catequese, promovido o mês passado em Roma, pelo Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização.
A iniciativa, que decorreu de 20 a 23 de setembro sob o tema ‘O Catequista, Testemunha do Mistério’, foi participada pela responsável pelo Setor Diocesano da Catequese da Infância e Adolescência, a irmã Josefina Teixeira, pela irmã Leonor Bernardino e por Martha Soares do mesmo organismo.
A delegação portuguesa, da qual fizeram parte as representantes da diocese algarvia e das restantes dioceses portuguesas, foi presidida pelos bispos emérito de Santarém, D. Manuel Pelino, e auxiliar de Lisboa, D. Nuno Brás, da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé.
O congresso teve início com a introdução do responsável pelo conselho pontifício, D. Rino Fisichella. Entre as diversas intervenções, destaca para o aprofundamento temático em grupos linguísticos (francês, inglês, italiano, polaco, português, espanhol e alemão), na tarde do segundo dia.
Os participantes foram convidados a aprofundar temas como: Mistagogia – introdução experiencial e sapiencial no mistério de Cristo; linguagem narrativa e simbólica; a reviver a história da salvação: ano litúrgico e catequese; o Domingo, fundação e o núcleo de todo o ano litúrgico.
com Ecclesia