O delegado diocesano ao Comité Organizador Local e coordenador do Comité Organizador Diocesano (COD) para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de 2023 em Lisboa disse no sábado que o Algarve conta com 86.000 jovens com idade para participar naquele evento.

Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

João Costa falava aos professores da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) que se reuniram em Faro, no Seminário de São José, para tomar o pulso ao arranque do presente ano letivo.

Aquele responsável explicou que dos 86.000 jovens, 25.000 têm entre 14 e 18 anos e estão na escola. “Um dos nossos primeiros objetivos é que o convite chegue a estes 25.000”, declarou.

Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

“Queremos também pôr a caminho os alunos e não só os alunos, mas toda a comunidade escolar”, prosseguiu, acrescentando que o objetivo passa por “integrar também toda a comunidade escolar nos ‘Dias na Diocese’”, o encontro que precederá a JMJ, entre 26 e 31 de julho de 2023, e que decorrerá precisamente nas dioceses.

Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

Na reunião dos docentes de EMRC, promovida pelo Secretariado da Pastoral Escolar da Diocese do Algarve, foram discutidas propostas para divulgação da JMJ 2023 nas escolas. O coordenador do COD exortou os professores à criação de uma estratégia conjunta com aquele organismo.

Também o bispo do Algarve pediu aos educadores a sua colaboração para a JMJ 2023. “Ao longo deste ano contamos todos também convosco para sensibilizar os jovens para participarem na Jornada Mundial da Juventude. Gostávamos que este movimento que já está a gerar-se no Algarve continuasse”, afirmou D. Manuel Quintas, manifestando o desejo de que essa dinamização envolva também “muitos jovens” que não fazem parte da Igreja, por forma a que se possam interessar também para participar na Jornada Diocesana da Juventude que se realiza no próximo mês de novembro.

O Secretariado Diocesano da Pastoral Escolar tem como objetivos neste ano de 2022/2023 “aproveitar o entusiasmo do caminho rumo à JMJ 2023 para recuperar um dinamismo de ação e coordenação em rede na pastoral juvenil em toda a diocese”, tendo em vista “lecionar um conjunto de aulas sobre a JMJ 2023 do 8º ano ao [Ensino] Secundário”, “desenvolver ações de divulgação da JMJ nas escolas” e o “convite à participação a todos os alunos maiores de 14 anos”, bem como “colaborar nas pré-jornadas [Dias nas Dioceses], nomeadamente como voluntários nas escolas que acolherem jovens participantes” e “ajudar na inscrição de alunos não inseridos em grupos paroquiais” que são a maioria daqueles que frequentam a disciplina.

Professores de EMRC fizeram compromisso e foram enviados pelo bispo do Algarve