Breves
Inicio | Cultura | ACTA estreia “Um espetáculo” de Robert Pinget no Teatro Lethes em Faro

ACTA estreia “Um espetáculo” de Robert Pinget no Teatro Lethes em Faro

Foto © Luís Forra/Lusa

A Companhia de Teatro do Algarve (ACTA) vai estrear a peça “Um espetáculo” no dia 25 de março, em Faro, uma produção onde dois “ingénuos pensam mudar e salvar o mundo”.

Escrita por Robert Pinget na década de 60 do século passado e adaptada por Luís Vicente e Elisabete Martins, a peça estreia-se no dia 25, às 21:30, no Teatro Lethes, em Faro, onde fica em cena até ao dia 02 de abril.

“É a primeira vez que esta obra é apresentada em Portugal, e tem como enquadramento um texto do absurdo, com duas pessoas em conflitualidade de ideias, cada um para seu lado a tentar mudar e salvar o mundo”, contou à agência Lusa Luís Vicente, o diretor artístico da ACTA.

De acordo com Luís Vicente, “ao desenho inicial proposto por Pinget, foram feitas algumas alterações”, adaptando a obra a uma personagem masculina e uma feminina, em vez das duas masculinas.

O espetáculo tem como interpretes Bruno Martins e Glória Fernandes e encenação de Elisabete Martins.

“É no espaço que é um teatro, metáfora do mundo, que tudo acontece. Dois ingénuos, um encenador que pretende concretizar o espetáculo que idealiza, e uma produtora que o contradiz nas suas avalanches imaginativas e o faz ver a realidade da vida”, sublinhou.

Segundo Luís Vicente, o texto explora aspetos “em que se identificam afinidades com o universo de Samuel Beckett, embora Robert Pinget sugira outros que ultrapassam o absurdo e o vazio de comunicação e se projetam noutro tipo de conflitualidades”.

Fundada em 1995 por um grupo da Universidade do Algarve liderado pelo professor e pedagogo José Louro, a ACTA é uma estrutura de produção artística teatral com caráter profissional.

A peça “Um espetáculo” tem a duração de 70 minutos e será apresentada de segunda a sexta-feira, às 21:30, e aos domingos, às 16:00.

Os bilhetes custam 10 euros, sendo de 7,50 euros para pessoas com mais de 65 anos.

Verifique também

Direção de Cultura do Algarve recupera torre do século XII no castelo de Paderne

O castelo de Paderne vai ser sujeito a uma intervenção para consolidar uma torre do …