
Os 28 algarvios que estão no Panamá a participar na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) assistiram ontem à chegada do papa que fez o percurso entre o aeroporto internacional de Tocumen e a Nunciatura Apostólica, onde Francisco está a pernoitar.
O papa chegou esta quarta-feira pelas 16h16 (21h16, hora portuguesa) ao Panamá, destino da sua 26ª viagem internacional, para participar na JMJ, que decorre até domingo, 27 de janeiro, e tem por tema «Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua Palavra».
Francisco seguiu do aeroporto em veículo fechado e papamóvel aberto, saudando milhares de pessoas que o esperaram nas ruas da cidade do Panamá. Entre elas estavam os algarvios que esperaram cerca de quatro horas pelo momento em que puderam ver o papa a passar muito perto, por volta das 18h30 (23h30, hora portuguesa).
“Foi bom. Cruzámos o nosso olhar com o dele. Sentimos muita paz, muita tranquilidade e temos a certeza que o papa nos vai transmitir uma mensagem muito forte estes dias. Estamos expectantes”, testemunhou, num vídeo partilhado nas redes sociais, o padre Nelson Rodrigues, assistente do Setor Diocesano da Pastoral Juvenil (SDPJ), um dos três sacerdotes do Algarve que acompanham os jovens naquele encontro mundial da juventude.
O primeiro encontro do pontífice com os participantes na 34ª JMJ vai decorrer hoje na cerimónia de boas-vindas, pelas 17h30 locais (22h30), no Campo Santa Maria la Antígua.

Os algarvios seguiram depois para o Parque Recreativo Omar, da Cidade do Panamá, onde está a decorrer o Festival da Juventude, com várias atividades. Ontem à noite puderam assistir, entre outros espetáculos, ao concerto dos “The Sun”, no final do qual tiveram oportunidade de privar com alguns elementos da banda italiana já sua conhecida que foi cabeça de cartaz da última edição do Festival Jota, realizada precisamente no Algarve em 2015.
O Festival da Juventude disponibiliza mais de 250 apresentações e abriu portas esta quarta-feira, podendo ser visitado entre as 13h00 às 23h30. Com o tema ‘Alegra-te’, nesta iniciativa os jovens podem partilhar os seus talentos artísticos, religiosos e experiências de fé e vida, através da música, dança, teatro, performances, exposições, encontros e a entrada é gratuita.
Ali foi também criado o ‘Parque do Perdão’, com 203 confessionários e padres disponíveis para o Sacramento da Confissão, em diversos idiomas.
No mesmo recinto também se pode visitar o ‘Parque Cristonaut@s’, “um espaço que usa a tecnologia para oferecer novas experiências espirituais e um novo modo de evangelização”, com lentes e óculos de realidade virtual 3D e 4D, por exemplo.
Outra proposta é a Feira Vocacional ‘Seguem-me’, com diversas realidades da Igreja Católica, aberta ao público entre as 09h00 e as 17h00 locais, até amanhã, sexta-feira. Com cerca de 70 expositores, neste espaço os peregrinos têm contacto com artistas católicos, temas do Sínodo dos Bispos 2018, que foi dedicado aos jovens, à fé e ao discernimento vocacional.
Segundo o Departamento de Comunicação da JMJ, estão inscritos mais de 100 mil peregrinos de 156 países no encontro de jovens do Panamá, 300 dos quais de Portugal. A diocese algarvia está a ser representada no encontro mundial de jovens com o papa pelos padres Nelson Rodrigues, assistente do Setor Diocesano da Pastoral Juvenil (SDPJ), Tiago Veríssimo, membro da equipa do SDPJ e pároco de Monchique, e Adelino Ferreira, pároco de Vila Real de Santo António, e por mais 25 jovens, incluindo um casal, oriundos das paróquias de Silves (9), Paderne (4), Quarteira (3), São Pedro de Faro (2), Ferreiras (3), Portimão (1), Tavira (1), Loulé (1) e Olhão (1).
com Ecclesia
Passagem do papa junto aos algarvios