Os 65 algarvios inscritos pelo Secretariado da Catequese da Diocese do Algarve que estão desde ontem em Roma (Itália) a participar no Jubileu dos Catequistas, fizeram logo no dia de chegada uma visita panorâmica a Roma, incluindo a basílica de Santa Maria Maior com passagem pela Porta Santa.

O grupo é presidido pelo diretor do Secretariado da Catequese da Diocese do Algarve, o padre Pedro Manuel, e conta também com o acompanhamento da coordenadora do Setor da Catequese da Infância e Adolescência da Diocese do Algarve, a irmã Arminda Faustino, e do padre José Joaquim Campôa e do diácono Vítor Sabino, ambos também da diocese algarvia.

Esta manhã, o contingente algarvio participou na audiência pública extraordinária com o Papa na praça de São Pedro. Leão XIV desafiou os catequistas a promover “um relacionamento com Jesus” junto das novas gerações e convidou os peregrinos a “servir generosamente a Igreja, irradiando esperança”.

Depois da audiência jubilar papal, os algarvios foram esta tarde participantes na Missa com a delegação dos países lusófonos na igreja de Santo António dos portugueses, presidida pelo presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF), da Igreja Católica em Portugal.

D. António Augusto Azevedo lembrou disse na homilia aos catequistas que “a fé deve gerar um novo ânimo e compromisso”. “Devemos estar juntos com os mais novos, para que saibam que Deus os ama a todos”, afirmou.

O Jubileu dos Catequistas decorre em Roma desde sexta-feira, reunindo mais de 20 mil peregrinos de 115 países; mais de 800 catequistas de Portugal estão presentes em Roma, em representação das dioceses do país.

Amanhã, 28 de setembro, os algarvios participarão no Vaticano na Missa presidida pelo Papa Leão XIV na praça de São Pedro. Na celebração, o Papa irá instituir um grupo educadores no ministério do catequista, incluindo portugueses. De tarde, os algarvios visitarão a basílica de São Paulo Extramuros, com passagem pela Porta Santa e regressarão no voo com destino a Lisboa.

A Igreja Católica está a celebrar o Ano Santo 2025, o 27.º jubileu ordinário da história, por iniciativa do Papa Francisco, que o dedicou ao tema da esperança, e está a ser continuado com o pontificado de Leão XIV.

com Agência Ecclesia