Breves
Inicio | Política | António Pina recandidata-se pelo PS à Câmara de Olhão

António Pina recandidata-se pelo PS à Câmara de Olhão

Foto © Samuel Mendonça

O socialista António Miguel Pina vai recandidatar-se à presidência da Câmara de Olhão nas eleições autárquicas de 01 de outubro para tentar alcançar um segundo mandato na liderança da autarquia algarvia, anunciou na segunda-feira o PS/Algarve.

António Miguel Ventura Pina, de 41 anos, licenciado em Economia, foi eleito pela primeira vez em 2013, mas já tinha sido vereador no município quando este era liderado pelo socialista Francisco Leal, que esteve durante 20 anos na presidência.

Apesar de o seu nome ter sido inicialmente reprovado pela Comissão Política Concelhia de Olhão, o PS/Algarve, reunido em comissão política realizada na passada segunda-feira, aprovou a candidatura por maioria, com 50 votos a favor e uma abstenção, adiantou o partido em comunicado.

De acordo com o PS/Algarve, ao reprovar o nome do atual presidente da Câmara “sem invocar qualquer facto ou fundamentação para a decisão tomada”, a concelhia de Olhão “violou o princípio” de que os presidentes em exercício deveriam ser os “candidatos naturais” nas próximas autárquicas, conforme decidido no congresso nacional do partido, em outubro.

A estrutura distrital do PS considera que a deliberação da concelhia “põe em causa” a possibilidade de o PS “ver renovada a confiança que os munícipes” depositaram no partido no concelho de Olhão.

Por outro lado, refere, a eleição do atual presidente “tem uma importância supra concelhia”, sendo que o seu resultado “terá relevância regional”, podendo ser “decisivo para garantir a continuidade da presidência” da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL).

Em 2013, o PS foi eleito com 32,6% dos votos, obtendo três mandatos, tendo o PSD alcançando 26,2% dos votos, com dois mandatos. O PCP e o Bloco de Esquerda elegeram um vereador cada.

Concorrem também à Câmara de Olhão os vereadores Sebastião Coelho, pela CDU, e Ivo Madeira, pelo Bloco de Esquerda.

Verifique também

Centro Hospitalar do Algarve vai transformar-se em Centro Hospitalar e Universitário

O Centro Hospitalar do Algarve vai transformar-se em Centro Hospitalar e Universitário, uma forma de …