Pub

A mostra, aberta ao público com a presença da vereadora do pelouro da ação social, Silvia Madeira, e que agora está disponível para ser visitada naquela cidade algarvia, é o resultado do desafio feito pelo pároco de Silves, padre Carlos Aquino, a 15 fotógrafos algarvios ou residentes na nossa região, durante a Quaresma de 2012, de retratar as várias estações do caminho que Jesus Cristo percorreu até ao Calvário.

Seguindo as descrições do Evangelho de São Lucas, artistas como Adriano Costa, André Bôto, Carlos Rocha, Carlos Sousa, Francisco Castelo, José Manuel Andrade, Miguel Veterano, Nuno Garção, Samuel Mendonça, Sofia Guerreiro, Sonya, Tiago Grosso, Vasco Célio, Vera Soares e Vitor Azevedo, apresentaram vários trabalhos que narram de forma original esses vários momentos do último percurso de Jesus na terra.

Desde os momentos vividos por Jesus e seus discípulos no Monte das Oliveiras, passando pelo julgamento de Pilatos ou o encontro com Maria, sua Mãe, terminando no seu sepultamento e ressurreição, visto no encontro com os discípulos de Emaús, todos estes momentos foram trabalhados pelos fotógrafos.

A Via Sacra da Catedral 2012 estará patente no Arquivo Municipal de Vila Real de Santo António até ao início do próximo mês de abril. Esta mostra conta com o apoio da Direção Regional de Cultura do Algarve, da Rota das Catedrais, da Câmara Municipal de Silves e da FNAC.

Sandra Moreira

Pub