Breves
Inicio | Sociedade | Banco Alimentar Contra a Fome recolheu 125 toneladas de alimentos no Algarve

Banco Alimentar Contra a Fome recolheu 125 toneladas de alimentos no Algarve

Foto © Samuel Mendonça

O Banco Alimentar (BA) Contra a Fome do Algarve recolheu no último fim de semana 125 toneladas de alimentos na campanha realizada em 145 superfícies comerciais, a mesma quantidade angariada na campanha realizada na mesma altura do ano passado e menos seis do que as conseguidas na região na última campanha em dezembro.

A recolha deste fim de semana, que mobilizou cerca de 2.000 voluntários, não chegou ao objetivo previamente estipulado de 130 toneladas.

A nível nacional, o BA recolheu 1.848 toneladas de alimentos em cerca de duas mil superfícies comerciais, a que acrescerão as doações online e através de vales disponíveis nas lojas, ainda não contabilizadas nessa quantidade.

O Banco Alimentar contra a Fome considera que os resultados desta recolha, subordinada ao mote “Fazer deste dia, um dia especial está em cada um de nós” e levada a cabo por mais de 40 mil voluntários, representam um “valor próximo do obtido na campanha homóloga do ano passado, confirmando quer a solidariedade sempre presente dos portugueses quer a sua confiança renovada vez após vez na ideia subjacente à atividade os Bancos Alimentares contra a Fome”.

Os alimentos vão ser distribuídos, a partir da próxima semana, por mais de 2.600 instituições de solidariedade social, que vão fazê-los chegar a 426 mil pessoas com carências alimentares comprovadas, sob a forma de cabazes ou de refeições confecionadas.

“Sabemos que, apesar da melhoria das condições económicas, muitos dos nossos concidadãos continuam a enfrentar grandes dificuldades e significativas restrições alimentares e é por isso gratificante constatar que os portugueses têm uma perceção dessa realidade, procurando sempre, na medida das suas possibilidades, contribuir para a minorar”, afirmou Isabel Jonet, presidente da Federação dos Bancos Alimentares Contra a Fome, citada no comunicado.

Às 1.848 toneladas de géneros alimentares angariadas nas superfícies comerciais acrescem ainda as doações ‘online’ e efetuadas através de vales disponíveis nas lojas ainda não contabilizadas nessa quantidade, segundo o mesmo comunicado.

O Banco Alimentar recorda também, neste âmbito, que decorre até 04 de junho a campanha ‘Ajuda Vale’ em supermercados e nos postos da GALP e BP e campanha ‘online’ (www.alimentestaideia.pt).

Em 2016, os 21 Bancos Alimentares Contra a Fome distribuíram 25.864 toneladas de alimentos, com um valor global estimado superior a 36,9 milhões de euros, de acordo com os números oficiais.

com Lusa

Verifique também

Menos de um ano depois do início da operação já não há trotinetes no Algarve

Dez meses depois de terem sido anunciadas como uma mais valia para a promoção da …