
A Cáritas fez o apelo e os algarvios responderam, uma vez mais, com prontidão. Foram 47 caixas as que se encheram hoje até às 18h com roupa de cama, atoalhados e vestuário de criança e que seguirão ainda hoje ou amanhã de manhã para as vítimas dos incêndios dos últimos dias.

Desde as 9h de hoje, assim que foi dado a conhecer o pedido, começaram a chegar à sede da Cáritas Diocesana do Algarve, na Rua Brites de Almeida, em Faro, os bens solicitados. “A resposta está a ser muito boa. Mais uma vez se mostra que o povo é solidário”, disse ao Folha do Domingo o presidente da Cáritas Diocesana do Algarve, garantindo que a adesão foi “muito grande”.
O Folha do Domingo também pôde testemunhar, durante a reportagem, algumas entregas dos bens pedidos.

Carlos Oliveira conta que os lençóis e cobertores de verão, atoalhados e roupa de criança vieram de Alcantarilha, de Almancil, de Faro (em “grande quantidade”), de Pêra, de Silves e de Tavira. Aquele dirigente explica para além destas paróquias outras também estão a receber, sendo que todos os bens que não chegaram até ao final da tarde de hoje para seguirem amanhã, seguirão num segundo envio que já está programado e que deverá ocorrer ainda esta semana.
“O que chegou hoje até às 18h de hoje segue amanhã de manhã ou ainda hoje se a transportadora se disponibilizar para isso”, explica aquele responsável, acrescentando que a coordenação nacional da recolha dos bens está a cargo da Cáritas Diocesana de Coimbra.

O presidente da Cáritas algarvia refere ainda que os artigos foram doados por particulares, empresas e também dos Serviços Sociais da Câmara Municipal de Faro. Também a Cáritas Diocesana do Algarve vai enviar toda a roupa de criança que lhe tinha armazenada proveniente de anteriores doações, bem como fraldas e papas para bebé.
O trabalho de acondicionamento dos artigos na sede da Cáritas algarvia foi levado a cabo por elementos da própria organização e por membros do Agrupamento 98 de Faro do Corpo Nacional de Escutas.