Breves
Inicio | Igreja | Bispo do Algarve faz nomeações para o ano pastoral de 2015/2016

Bispo do Algarve faz nomeações para o ano pastoral de 2015/2016

Foto © Samuel Mendonça
Foto © Samuel Mendonça

Missa_nova_pe_nelson_rodrigues-24

© Samuel Mendonça
© Samuel Mendonça

 

O Sr. Bispo da Diocese do Algarve, D. Manuel Neto Quintas, fez no passado dia 6 de Agosto, Festa da Transfiguração do Senhor, as nomeações eclesiásticas para ano pastoral de 2015 – 2016. Numa missiva ao Clero Diocesano, o Prelado algarvio alegra-se com o testemunho da grande disponibilidade para com a Diocese, por parte de todos os nomeados. Reconhece a consciência das limitações de vária ordem com que nos debatemos, nomeadamente o fato da amplitude do serviço pedido a alguns, vir dificultar a exigência de harmonizar a vida pessoal e pastoral de modo a servir melhor aqueles que nos são confiados.

D. Manuel Quintas acrescenta, igualmente, que “só com a disponibilidade de todos os contatados foi possível corresponder à necessidade que vinha manifestando de libertar um clérigo para um curso de especialização”. O Bispo Algarvio salienta que “sendo beneficiada a Diocese, esta circunstância implica um esforço acrescido para todo o presbitério algarvio”. Assim, D. Manuel Quintas escolheu o Pe. António Freitas, até ao presente pároco in solidum das paróquias da cidade de Loulé, para fazer uma especialização em Teologia pastoral, na cidade de Roma.

O Bispo da Diocese do Algarve alegra-se ainda pelo dom de um novo presbítero, o Pe. Nelson Rodrigues, e também pela “decisão da Companhia de Jesus em “reforçar” a sua presença na nossa Diocese, com a constituição de uma comunidade religiosa, em casa própria, em Portimão (Nª Sª do Amparo), com o objetivo de continuar a servir a diocese, nas paróquias que lhe estão confiadas e, agora também, em campos específicos de ação pastoral, condizentes com o seu carisma.

D. Manuel Quintas indicou, ainda, que os seminaristas Fernando Rocha e José Chula vão realizar o seu estágio pastoral, nas paróquias da cidade de Tavira e de Loulé respetivamente.

Por fim, o Prelado diocesano nomeou o Dr. Carlos Pedro César Ferrinho como novo Director Pedagógico do Colégio diocesano de Nossa Senhora do Alto.

 

A Nomeações eclesiásticas para o ano pastoral 2015/2016:

 

Párocos e Vigários Paroquiais:

 

Pe. Alberto José Viegas Pires Teixeira – Pároco das Paróquias do Concelho de Alcoutim e da Paróquia de Cachopo, apoiado pelo Diácono Albino Martins (a tomada de posse será no dia 20 de Setembro).

 

Pe. Atalívio José Rito, FMD – Pároco das Paróquias de S. Bartolomeu de Messines e S. Marcos da Serra, com a comunidade da FMD (a tomada de posse será no dia 27 de Setembro).

 

Pe. Carlos Manuel Patrício de Aquino – Pároco “in solidum” (moderador) das Paróquias de S. Clemente e S. Sebastião de Loulé, com o Pe. Henrique Marreiros Varela, “Pároco in solidum” (a tomada de posse será no dia 30 de Agosto, às 19h.00, no Santuário de Nossa Senhora da Piedade).

 

Pe. Nelson Miguel Vieira Rodrigues – Vigário Paroquial da Paróquia da Sé de Faro (a apresentação será no dia 29 de Agosto, às 21h.30, na Sé de Faro).

 

Pe. Pedro Filipe Duarte Manuel – Pároco das Paróquias de Boliqueime, Ferreiras e Paderne (a tomada de posse será no dia 30 de Agosto, às 10h.00, na igreja paroquial de Paderne).

 

Pe. Rui José Barros Guerreiro – Pároco das Paróquias de Quelfes, Fuseta e Moncarapacho (a tomada de posse será dia 30 de Agosto, às 12h.30, na igreja paroquial de Quelfes).

 

Seminário de S. José de Faro:

 

Cón. Joaquim José Duarte Nunes: Apoio na Direção Espiritual

 

Pe. Nelson Miguel Vieira Rodrigues: Prefeito do Seminário

 

Serviços da Pastoral Diocesana:

 

Departamento de Pastoral Social: Diácono Luis Manuel Seabra Monteiro Galante

 

Secretariado da Catequese: Pe José Joaquim Campoa

 

Pastoral familiar: Cónego Carlos Alberto César Morais Chantre

 

Pastoral da saúde: Diácono Rogério Rosendo Egídio

 

Pastoral juvenil e vocacional: Pe. Pedro Filipe Duarte Manuel

 

Pré-Seminário: Pe. Nelson Miguel Vieira Rodrigues

 

Assistente do CNE: Pe. Nelson Miguel Vieira Rodrigues

Verifique também

Algarve acolhe segunda “Pequena Fraternidade Provisória” de Taizé

O Algarve está a acolher, desde o passado dia 30 de agosto, a segunda “Pequena …