Pub

O bispo do Algarve na eucaristia, presidida esta quarta-feira em Machico pelo bispo de Angra. evocativa da primeira missa celebrada na ilha da Madeira.
O bispo do Algarve na eucaristia, presidida na quarta-feira em Machico pelo bispo de Angra, evocativa da primeira missa celebrada na ilha da Madeira.

O bispo do Algarve tem estado a participar na ‘Semana Jubilar’ que assinala o 500.º aniversário da Diocese do Funchal.

D. Manuel Quintas foi convidado para as comemorações pela diocese aniversariante que tem como bispo diocesano D. António Carrilho, algarvio natural de Loulé.

A semana –, que tem incluído eventos de caráter artístico e cultural, como concertos e a apresentação o livro ‘Diocese do Funchal – Paróquias e Oragos’, da medalha comemorativa e de uma carteira de seis selos postais alusivos aos 500 anos –, vai terminar este domingo com uma missa do cardeal Fernando Filoni, enviado especial do Papa Francisco, marcada para as 16h no Estádio dos Barreiros.

As comemorações contam também com a presença do núncio apostólico (embaixador da Santa Sé), do presidente da Conferência Episcopal Portuguesa e patriarca de Lisboa e de bispos de outras dioceses portuguesas e de dioceses que estiveram ligadas à Madeira, como o arcebispo de São Salvador da Baía (primaz do Brasil), Santiago e Mindelo (Cabo Verde) e São Tomé e Príncipe.

A Diocese do Funchal, criada pelo Papa Leão X em 1514, foi a primeira diocese portuguesa da Igreja Católica instituída fora da Europa, na sequência das viagens marítimas de descoberta.

com Ecclesia

Pub