Pub

© Samuel Mendonça/arquivo
© Samuel Mendonça/arquivo

O bispo do Algarve inicia no próximo sábado, dia 30 de novembro, a terceira visita pastoral deste ano 2013/2014, desta vez às paróquias e ao vicariato (quase paróquia) da cidade de Portimão.

D. Manuel Quintas visitará as paróquias matriz e Nossa Senhora do Amparo e o vicariato do Sagrado Coração de Jesus até ao dia 15 de dezembro.

Do programa da visita divulgado pela Diocese do Algarve, cuja abertura está marcada para as 18h, na igreja matriz, seguindo-se a celebração da eucaristia, fazem parte encontros com os Conselhos Paroquiais, pastorais e económicos, com os jovens, acólitos, casais, pais, catequistas, crianças, adolescentes e jovens da catequese, voluntários, grupos bíblicos, efetivo do agrupamento de escuteiros, membros de movimentos e dos diversos serviços das paróquias e núcleos da Caritas.

O prelado visitará ainda doentes, idosos e sem-abrigo, lares, centros paroquiais e centros de dia, escolas, a Câmara Municipal, a Junta de Freguesia, a Rádio Costa D’Oiro, a Casa de Nossa Senhora da Conceição, os hospitais, os Bombeiros Voluntários e o Lar da Criança.

O Código de Direito Canónico estabelece que os bispos têm a obrigação de visitar toda a diocese ao menos a cada cinco anos, podendo, em caso de necessidade, delegar essa tarefa no prelado coadjutor ou auxiliar, ou ainda num padre.

Pub