Pub

A intervenção prevê a construção de um passadiço de acesso ao areal e de duas rampas que formam duas alas (para a entrada e saída de embarcações do mar), uma para embarcações de recreio e outra para barcos de pesca artesanal.

"Para aumentar a segurança e melhorar a acessibilidade ao areal, serão separados os percursos dos banhistas das zonas de manobra terrestre das embarcações marítimo-turísticas e piscatórias", disse à agência Lusa José Inácio, presidente da Câmara Municipal de Lagoa.

"Queremos pôr fim a alguma desordenação e indisciplina existente entre o tráfego das embarcações de recreio e as dos pescadores", disse o autarca.

Segundo José Inácio, a requalificação da praia de Benagil, umas das mais frequentadas do concelho de Lagoa, "resultará numa maior funcionalidade, e na sustentabilidade das atividades económicas ligadas ao litoral naquela zona marítima".

José Inácio acrescentou que está também previsto o reforço do areal, com uma recarga de areia, obra que será efetuada posteriormente pela Agência Portuguesa do Ambiente.

O autarca indicou que o concurso público para a empreitada "será lançado em breve", prevendo-se que os trabalhos terminem no início do verão.

A época balnear no concelho de Lagoa decorre entre 01 de junho e 30 de setembro.

Orçada em 170 mil euros, a obra será comparticipada no âmbito do Fundo Europeu das Pescas, ao abrigo do programa PROMAR.

Em 2013, o concelho de Lagoa, no Algarve, tem um total de 11 praias classificadas com águas balneares de "excelente qualidade", mas nenhuma delas ostentará a Bandeira Azul, símbolo de qualidade, por opção da autarquia.

"À semelhança de 2012, decidimos este ano não candidatar as praias, porque discordamos dos critérios de atribuição da Bandeira Azul. O facto de não termos o símbolo não nos impede de termos praias de excelente qualidade", realçou José Inácio.

As praias que cumpriram os critérios da Agência Portuguesa do Ambiente para a classificação de "excelente" para as águas balneares foram: Benagil, Caneiros, Carvalho, Carvoeiro, Ferragudo, Marinha, Pintadinho, Cova Redonda, Senhora da Rocha, Vale Centeanes e Vale do Olival.

Lusa

Pub