Pub

Carnaval_loule_2015O Carnaval de Loulé está a praticamente pronto e, este ano, envolveu mais pessoas e inclui um programa alargado, pelo que o presidente da Câmara Municipal afirmou na quarta-feira que será “o maior Carnaval de sempre” do concelho.

Nos últimos dois meses, uma equipa de criativos concebeu e construiu os carros que a organização confia que vai entusiasmar o público na Avenida José da Costa Mealha nos dias 14, 15 e 17 de fevereiro, a partir das 15:00.

O corso de carnaval vai ser animado por 800 figurantes, conta com 10 grupos de animação que representam vários clubes e coletividades do concelho, quatro escolas de samba, bailarinas, cabeludos e banda a tocar em direto.

“Pensamos que este vai ser o maior Carnaval de sempre no município de Loulé”, afirmou na quarta-feira o presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vitor Aleixo, durante uma visita ao museu-oficina do Carnaval de Loulé.

O investimento nesta edição do Carnaval de Loulé vai rondar os 200 mil euros, valor semelhante ao da última edição, questão que, segundo Vitor Aleixo, é superada com a reutilização de materiais e com criatividade.

No museu-oficina do Carnaval de Loulé ultimam-se, por estes dias, os carros alegóricos que vão animar o corso deste ano que este ano alia o desporto, tema inspirador, à sátira política e social, ao humor e à animação.

A escolha do desporto para o tema da 109.ª edição está relacionada com a eleição do concelho de Loulé como “Cidade Europeia do Desporto” em 2015 e vai permitir recordar a conquista da terceira bola de ouro de Cristiano Ronaldo.

A prisão de José Sócrates, as medidas de austeridade tomadas pelo Governo são outras situações refletidas nos 14 carros alegóricos deste cortejo carnavalesco cujos ingressos custam dois euros.

A tradição na partilha de parte das receitas da bilheteira com uma ou duas instituições de solidariedade social do concelho vai manter-se, explicou à Lusa Vitor Aleixo.

Mas o Carnaval em Loulé não se fica pelo corso mais conhecido e a folia infantil está marcada para a manhã de 13 de fevereiro altura em que perto de 2500 alunos de jardim-de-infância e primeiro ciclo vão desfilar mascarados na Avenida José da Costa Mealha.

Os desfiles infantis foram estendidos aos restantes aglomerados urbanos do concelho, sendo esperada uma participação total de perto de cinco mil crianças, adiantou o presidente da câmara municipal.

Estão ainda marcados desfiles de Carnaval na aldeia de Alte, nos dias 15 e 17, e em Quarteira, nos dias 14, 15 e 17.

Pub