Pub

O presidente da Cáritas algarvia disse ao Folha do Domingo que as velas da campanha de Natal ‘10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz’ estão “a ter muito mais saída este ano”. “Tínhamos 8.000 e já só devemos ter 450”, testemunhou Carlos Oliveira, admitindo que o aumento se deva à campanha de Natal para a catequese da Diocese algarvia, cuja proposta sugere a compra da vela, a um maior “empenhamento das comunidades paroquiais e à “adesão de muitas empresas”, contactadas através do núcleo algarvio da ACEGE – Associação Cristã de Empresários e Gestores.

“Muitas empresas oferecem aos seus trabalhadores a velinha da paz”, contou Carlos Oliveira, acrescentando que também a Santa Casa da Misericórdia de Portimão e o seu Hospital de São Camilo teve o mesmo gesto. Aquele responsável testemunhou ainda que há paróquias a repetir pedidos e em muito maior número do que em anos anteriores e que algumas criaram mesmo pontos de venda das velas.

Este ano 65% do total de verbas recolhidas com a venda das velas da 18ª edição da campanha ‘10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz’ vai reverter para os beneficiários das Cáritas Diocesanas. No caso da Cáritas algarvia, o montante será para os destinatários das três campanhas que a instituição está a realizar para apoio às vítimas da crise provocada pela pandemia. Contrariamente àquilo que é habitual, os restantes 35% não serão este ano destinados a nenhuma causa internacional, mas reverterão para a campanha nacional da Cáritas Portuguesa de apoio às vítimas da mesma crise.

Por cada vela, em forma de estrela, é pedido um donativo mínimo de dois euros, estando à venda nas Cáritas Diocesanas – podendo ser pedidas à Cáritas algarvia através do email geral@caritasalgarve.pt ou do telefone 289829920 – e nas paróquias e também nas lojas Pingo Doce. Este ano, com a adesão da Associação Nacional das Farmácias, também algumas farmácias também se disponibilizaram para fazer a venda e em Silves e em Faro há farmácias a vender as velas.

A Cáritas convida ainda cada português a acender a vela na noite de 24 de dezembro, véspera de Natal, e a colocá-la à janela de casa. A celebração que une a manifestação pública da campanha ‘10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz’ e a distribuição da ‘Luz da Paz de Belém’, partilhada pelo Corpo Nacional de Escutas, será realizada no próximo sábado, 19 de dezembro, no vicariato paroquial da Mexilhoeira da Carregação, com transmissão em direto na página do Facebook do jornal Folha do Domingo.

A operação ‘10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz’ é uma iniciativa solidária que nasceu em França e que começou a ser promovida em Portugal em 2003, tendo como principal objetivo incentivar a sociedade civil, os cidadãos, a contribuírem para a melhoria das condições de vida de pessoas e povos desfavorecidos, atingidos por fenómenos como a pobreza, a guerra, as catástrofes naturais, as desigualdades sociais.

A campanha tem lugar durante o Advento (tempo litúrgico que precede o Natal no calendário católico) e é concretizada através de manifestações públicas de natureza religiosa, cívica, cultural e artística, desenvolvidas pela Cáritas Portuguesa e pelas Cáritas Diocesanas.

Pub