Pub

Santa_teresa_avilaO Carmelo algarvio de Nossa Senhora Rainha do Mundo, no Patacão (concelho de Faro), irá assinalar a abertura de ano de comemorações (15 de outubro de 2014 e 15 de outubro de 2015) do V Centenário do Nascimento de Santa Teresa de Ávila (1515-2015), também conhecida como Santa Teresa de Jesus.

A comunidade algarvia das irmãs Carmelitas Descalças assinalará o início deste aniversário da fundadora do Carmelo Descalço, com a celebração de duas eucaristias presididas no dia 15 de outubro pelo bispo do Algarve, às 11.30h, e no dia 19 pelo padre Victor Hidalgo, Carmelita Descalço, às 17h.

Toda a família carmelita e teresiana tem vindo a preparar desde 2009 este quinto centenário do nascimento desta proeminente figura da vida da Igreja com os mais variados eventos, incidindo sobretudo na leitura, meditação e estudo dos escritos da Santa de Ávila com iniciativas previstas em todas as dioceses de Portugal.

A Diocese do Algarve promoveu já, em julho passado, uma peregrinação a Ávila no contexto desta comemoração que se destinou sobretudo a famílias ligadas ao carisma carmelita e teresiano mas contou também com outros participantes. A iniciativa inseriu-se na peregrinação dos institutos religiosos, movimentos, grupos de leigos (entenda-se, não clérigos) de inspiração carmelita e teresiana de Portugal àquela cidade espanhola.

Teresa de Ávila nasceu a 28 de março de 1515 e, após ter entrado no convento carmelita de Nossa Senhora da Encarnação, promoveu a renovação da Ordem do Carmo, tendo fundado o primeiro convento da nova família carmelita descalça em 1562, dia em que Teresa mudou de hábito e começou a chamar-se Teresa de Jesus.

Em Portugal, a abertura oficial do quinto centenário será efetuada em duas datas: no dia 15 de outubro, dia litúrgico de Santa Teresa, no Carmelo de Coimbra e no domingo, dia 19, em todas as comunidades do país.

As atividades comemorativas deste aniversário em Portugal e no mundo poderão ser consultadas nos seguintes sítios: www.carmelitas.pt, www.paravosnasci.com, e  www.carmelitasdescalzos.com.

Pertencem aos Institutos Religiosos de Espiritualidade Carmelita e Teresiana a Ordem do Carmo, Ordem dos Carmelitas Descalços, Carmelitas Missionárias, Carmelitas Missionárias Teresianas, Companhia de Santa Teresa, Instituição Teresiana e Irmãs Carmelitas ao Serviço dos Pobres.

Pub