A Casa do Escuteiro de Lagoa acolheu a edição deste ano do JOTA-JOTI (Jamboree On The Air – Jamboree On The Internet), um evento internacional destinado a escuteiros, organizado pelo World Organization of the Scout Movement (Organização Mundial do Movimento Escutista) que tem como objetivo promover a comunicação entre aqueles jovens através de radioamador e da internet a partir de diversos pontos do mundo.

Os 137 escuteiros algarvios participantes na 68ª edição do JOTA e a 29ª do JOTI, que decorreu nos dias 17, 18 e 19 deste mês, provenientes dos concelhos de Lagoa, Portimão e Monchique.

Com o mote inspirador “Motivação e Luz”, o evento deste ano decorreu com a inclusão de atividades organizadas pelo núcleo de Lagoa da Fraternidade de Nuno Álvares (FNA), associação de antigos filiados no Corpo Nacional de Escutas (CNE).

Um dos pontos altos do encontro foi a visita ao histórico Farol de Alfanzina, uma atividade que espelhou o tema da Luz, tendo os participantes sido divididos em quatro equipas transversais – Amarelo, Verde, Azul e Vermelho -, o que garantiu a interação entre diferentes grupos e concelhos.

As equipas Azul e Vermelho visitaram o farol na manhã de sábado e a tarde foi reservada para as equipas Amarelo e Verde.

Para além da vertente física e inspiracional, o evento apostou na inovação, com a demonstração da Rede Meshtastic, que consiste num sistema de comunicação descentralizado e de código aberto, baseado em rádios LoRa, que permite enviar mensagens sem necessidade de internet, rede móvel ou torres e que foi criado para funcionar mesmo onde os meios tradicionais falham, sendo ideal para caminhadas, emergências, zonas rurais ou simplesmente para promover a liberdade digital.

Os participantes, incluindo associados do CNE, Associação de Escoteiros de Portugal (AEP) e Associação Guias de Portugal (AGP), tiveram a oportunidade de conhecer conceitos, aplicações e a configuração básica desta rede sem fios do tipo MESH, numa demonstração prática realizada por administradores da rede.

O JOTI permitiu então que os escuteiros do Algarve se ligassem a outros jovens em todo o mundo através da internet, utilizando plataformas como o Scoutlink. Em Portugal, a comunicação foi centralizada no canal oficial da Federação Escutista de Portugal no PTNet – #jotiportugal -, fomentando a interação entre escuteiros em diversos pontos do país.

A organização realça que “um dos momentos mais especiais e formativos da atividade foi a habitual e muito apreciada participação do atelier de comunicação por Morse”. “Esta oficina histórica e fundamental proporcionou aos jovens o contacto com esta clássica forma de comunicação, estimulando a coordenação, a concentração e a descoberta de uma linguagem universal”, refere.

Na noite de sábado, realizou-se em torno da “luz” o Fogo de Conselho em ambiente de união, convívio e espírito de partilha.

A organização explica que a atividade permitiu sublinhar a “importância do escutismo na formação e no convívio intergeracional, aliando a tradição à modernidade e reforçando a mensagem de motivação e de ser a luz nas suas comunidades”.

“A essência do JOTA foi intensamente vivida graças à inestimável participação dos radioamadores. Com os seus vastos conhecimentos e contagiante entusiasmo, estes colaboradores dinamizaram e envolveram os participantes de forma ativa na estação CR5FCE. Através da rádio, os escuteiros de Lagoa estabeleceram conexões com outros grupos em todo o mundo, experimentando a emocionante aventura das ondas eletromagnéticas”, acrescentam os organizadores.