Pub

© Samuel Mendonça
© Samuel Mendonça

O Sector da Catequese da Infância e Adolescência da Diocese do Algarve iniciou no último fim de semana o primeiro Curso de Iniciação para catequistas, previsto no seu plano de atividades para este ano pastoral 2014/2015.

A formação, que decorreu no Seminário de São José, em Faro e terá continuidade no fim de semana de 15 e 16 de novembro, foi participada por 76 catequistas (mais 10 do que os inicialmente previstos), oriundos das paróquias de Albufeira (1), Almancil (1), Loulé (3), Luz de Tavira (4), Montenegro (2), Olhão (3), Pechão (1), Santa Catarina da Fonte do Bispo (1), Santa Bárbara de Nexe (2), São Brás de Alportel (12), São Luís de Faro (2), São Pedro de Faro (13), Sé de Faro (incluindo a comunidade do Imaculado Coração de Maria) (21) e Tavira (5) e por cinco seminaristas.

© Samuel Mendonça
© Samuel Mendonça

O curso está a ser orientado pela equipa do Sector Diocesano da Infância e Adolescência (SDCIA) e por outros formadores convidados. No primeiro dia, 25 de outubro, foram apresentados os temas “A Palavra – A quem anuncia o Catequista”, pelo padre Flávio Martins; “Acolhimento, sua importância na Catequese”, por Martha Soares; “O que diz a Igreja acerca da Catequese”, pela irmã Josefina Teixeira; e “Como catequizava Jesus”, por Rita Chaves.

No segundo dia, 26 de outubro, os temas abordados foram “O que é a Catequese” e “O que anuncia a Catequese/Que anúncio faz hoje a Igreja”, pela irmã Josefina Teixeira, terminando o dia com a celebração da eucaristia.

© Samuel Mendonça
© Samuel Mendonça

No dia 15 de novembro, os temas a apresentar serão “A Bíblia, sua constituição e importância na Catequese”, pelo padre Jesús Ejocha; “Experiência Humana”, por Martha Soares; “Expressão de Fé”, por Rita Chaves; “Psicologia da Infância e Adolescência”, pelo diácono Nelson Rodrigues; e “Catecismo da Igreja Católica”, pelo padre Flávio Martins.

No dia 16, a formação contará com a apresentação da temática “Como anuncia o Catequista/Itinerário Catequético”, pela irmã Josefina Teixeira, seguindo-se um momento de trabalhos de grupo com a preparação de uma catequese que será apresentada.

Do plano de atividades do SDCIA consta ainda um segundo Curso de Iniciação para catequistas a realizar nos dias 21 e 22 de fevereiro e 21 e 22 de março, no Centro Pastoral e Social de Ferragudo.

Pub