Breves
Inicio | Cultura | Companhia de Dança do Algarve e Orquestra Clássica do Sul estreiam “Matrioska”

Companhia de Dança do Algarve e Orquestra Clássica do Sul estreiam “Matrioska”

A Orquestra Clássica do Sul (OCS) e a Companhia de Dança do Algarve (CDA) estreiam, na sexta-feira, “Matrioska”, um bailado a partir da peça “Quadros de uma exposição”, de Modest Mussorgsky.

A coreografia de “Matrioska” é de Carolina Cantinho, Evgueni Beliaev e Natalia Abramova, da CDA, e, além do bailado, a OCS, sob a direção de Rui Pinheiro, interpreta peças dos compositores russos Piotr Tchaikovsky, Mikhail Glinka, Sergei Rachmaninoff e Alexander Glazunov.

“’Matrioska’ é um símbolo da terra russa, constitui-se por uma série de bonecas encaixadas dentro de outras, e é a partir desta ideia de sobreposição que se chega ao conceito no espaço de uma galeria, onde os vários ‘Quadros de uma exposição’ se apresentam como diferentes camadas, em que o real e o imaginado se fundem num conjunto de imagens e situações provenientes dos contos populares russos”, afirmou à Lusa fonte da OCS.

Depois da capital algarvia, onde estreia na sexta-feira, às 21:30, no Teatro das Figuras, este mesmo programa é apresentado no domingo, às 18:30, no Auditório Municipal de Lagoa.

A OCS surgiu em setembro de 2013, herdando todo o património da então extinta Orquestra do Algarve, e tem como maestro titular e diretor artístico Cesário Costa (ex-Orquestra Metropolitana de Lisboa).

Verifique também

“Estuário” da algarvia Lídia Jorge vence XXIV Grande Prémio de Literatura DST

A escritora algarvia Lídia Jorge, natural de Boliqueime, é a vencedora do XXIV Grande Prémio …