A Associação dos Ucranianos no Algarve, o Centro Educativo e Cultural Luso-Ucraniano “Escola Tarás Shevtchenko” e a Igreja Greco-Católica ucraniana promovem no próximo sábado, 25 de fevereiro, em Faro, uma ação pública pela paz na Ucrânia e de homenagem a todos os mortos resultantes da ofensiva militar russa.
A iniciativa, que ocorre quando se assinala um ano de guerra naquele país da Europa, terá início com uma oração pela paz na ermida de Santo António do Alto pelas 10h30, seguida de uma marcha às 12h pela avenida 5 de Outubro até ao jardim Manuel Bívar e de uma homenagem naquele local a todos os que faleceram no conflito armado.
A ofensiva militar lançada em 24 de fevereiro de 2022 pela Rússia na Ucrânia causou até agora a fuga de mais de 14 milhões de pessoas – 6,5 milhões de deslocados internos e mais de oito milhões para países europeus –, de acordo com os mais recentes dados das Nações Unidas (ONU), que classificam esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
A ONU apresentou como confirmados, desde o início da guerra, 7.155 civis mortos e 11.662 feridos, sublinhando que estes números estão muito aquém dos reais.
A organização da iniciativa no sábado apela à participação de todos os que são solidários para com a causa da paz naquele país.
com Lusa