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Consultores_ibm_faroUm centro de inovação para a especialização dedicado ao mar, uma plataforma digital de dados aberta para o Algarve e uma nova estratégia digital de promoção do turismo algarvio são algumas das propostas que a IBM apresentou na última sexta-feira para a cidade de Faro.

Aquelas propostas constam de um conjunto de seis recomendações centradas nas categorias “inovação, economia e turismo” que uma equipa de cinco especialistas da IBM preparou após uma visita de três semanas a Faro, durante a qual foram entrevistadas entidades públicas e privadas, com o objetivo de criar um plano para transformar Faro numa cidade inteligente.

Presente na apresentação da IBM no centro histórico da cidade de Faro, o secretário de Estado do Mar, Manuel Pinto de Abreu, considerou que o trabalho feito para a cidade de Faro deve ser estudado e divulgado em todo o país com vista à sua adaptação a outras cidades portuguesas.

A presença dos especialistas na região é o resultado de uma candidatura que a capital algarvia submeteu em 2012 à Fundação IBM (multinacional da área da tecnologia e consultadoria) a propósito do seu programa de cidadania corporativa que visa tornar as cidades mais inteligentes.

“Uma cidade inteligente é aquela que sabe o que está a fazer, define ações e executa-as e não uma cidade que não tem rumo e que vai desenvolvendo ações em reação aos problemas que lhe aparecem”, explicou à Lusa o presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau.

Apresentado às potencialidades de Faro e do Algarve, o presidente da IBM Europa, Harry Van Dorenmalen disse à audiência: “têm ouro nas vossas mãos” mas alertou que é preciso ter uma estratégia, implementá-la com empenho e vontade de vencer.

O relatório final e pormenorizado dos especialistas será conhecido dentro de algumas semanas mas, no final da estadia em Faro, foram desvendadas algumas dicas que podem incentivar a autarquia a criar um grupo de trabalho dedicado à criação de um plano estratégico.

A criação de um curso em engenharia marítima na Universidade do Algarve, uma estratégia de promoção turística que agregue todas as marcas relacionadas com o Algarve, a utilização diferentes sistemas inteligentes de marketing social, o combate à sazonalidade turística com a aposta em experiências personalizadas e o tentar afirmar a região como líder europeu para o turismo de saúde, ecológico e autêntico são outras sugestões apresentadas.

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