Breves
Inicio | Educação | Diocese do Algarve começou a implementar a nova formação inicial para catequistas

Diocese do Algarve começou a implementar a nova formação inicial para catequistas

Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

O novo curso de formação inicial para catequistas, implementado este ano de modo experimental a nível nacional pelo Departamento de Catequese, do Secretariado Nacional da Educação Cristã, deu início à sua primeira edição no Algarve no passado fim-de-semana.

A nova formação básica, que veio substituir o antigo curso de iniciação para catequistas, começou a ser realizada para os catequistas pertencentes às paróquias que constituem as vigararias de Faro e Tavira da Diocese do Algarve.

O novo curso “Ser Catequista”, para além de nome mudou também de conteúdos. A responsável do Sector Diocesano da Catequese da Infância e Adolescência (SDCIA), que promove no Algarve a formação, explica que a nova estrutura visa uma maior articulação entre a fé e a vida. “A base é a Bíblia”, refere a irmã Josefina Teixeira, sublinhando “que na vida do catequista era preciso aprofundar muito o encontro com a palavra de Deus”. “Antes de o fazermos para os outros, tem que ser posto em prática na nossa vida”, complementa, evidenciando a importância dada ao “procurar ser”.

Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

No Algarve, a formação está a ser participada por 28 catequistas das paróquias de Estoi, Fuseta, Montenegro, Pechão, Quelfes, Santa Catarina da Fonte do Bispo, São Brás de Alportel, São Pedro e Sé de Faro.

O curso tem como formadores a irmã Josefina Teixeira, que apresentará os temas “Primeiro anúncio e discipulado” e “Metodologias essenciais do encontro de catequese”, o padre Flávio Martins com o tema “Jesus fala-nos do Pai”, o padre Pedro Manuel com o tema “Os destinatários da catequese e o seu contexto”, Rita Chaves com o tema “O Espírito Santo, Senhor que dá a vida”, o padre António de Freitas com o tema “A catequese na Igreja contemporânea”, Martha Soares com o tema “A Igreja, comunidade dos discípulos de Jesus”, a irmã Leonor Bernardino com o tema “Pedagogia de Jesus” e o padre Rafael Rocha com o tema “Mistério Pascal e encontro com o ressuscitado”.

A formação, que terá continuidade no fim-de-semana de 30 de novembro e 1 de dezembro, incluirá a preparação, apresentação e avaliação de uma sessão de catequese a realizar por grupos.

O curso será ministrado no Centro Pastoral de Ferragudo aos catequistas das paróquias que constituem as vigararias de Loulé e Portimão nos dias 15 e 16 de fevereiro e 29 de fevereiro e 1 de março.

A Diocese do Algarve conta com cerca de 1.000 catequistas ao serviço nas suas cerca de 80 paróquias para a formação de cerca de 9.000 crianças e adolescentes.

Verifique também

Colégio de N. Sra. do Alto sensibiliza para a inclusão no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

O Colégio de Nossa Senhora do Alto, em Faro, assinala hoje o Dia Internacional da …

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.