Pub

A Diocese do Algarve lançou ontem a campanha para a catequese de preparação para o Natal.

O Sector da Catequese da Infância e Adolescência da Diocese do Algarve, que promove a iniciativa, realça que se trata de “uma campanha simples” constituída por quatro dimensões.

Duas delas são orações, uma para ser feita no final de cada encontro de catequese e outra para ser lida na missa dominical da comunidade no momento do acendimento da vela de Advento.

As restantes duas dimensões incluem ambas um gesto. Um deles “de caridade para minorar limites e fragilidades” na quadra natalícia “que pode ser feito conforme a realidade de cada casa e de cada família e paróquia” e que poderá passar por trazer para a catequese um produto alimentício não perecível para ser distribuído pelo grupo sociocaritativo paroquial, fazer “em grupo ou individualmente um postal ou gravar um pequeno vídeo com a temática do Natal para enviar para os idosos que passem esta quadra numa instituição área da paróquia” ou adquirir a vela da campanha de Natal da Cáritas “Dez Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz” para adornar o presépio de casa.

“Como tempo propício para o amor, acreditamos que a realização de um gesto simples de carinho e generosidade no Advento, pode fazer a diferença para mostrarmos que como cristãos estamos prontos para receber o nascimento do Menino”, refere a proposta.

O outro deverá ser realizado em família e implicará a construção do presépio, acompanhada da leitura de passagens da carta apostólica do Papa Francisco, Admirable Signum (Sinal Admirável) sobre o significado e valor do presépio, “gesto que, sendo possível, deve ser repetido em espaço visível fora de casa”.

O Advento, é o tempo (o primeiro) do ano litúrgico, que precede e prepara o nascimento de Cristo, constituído, no calendário religioso, pelas quatro semanas que antecedem o Natal.

Campanha do Advento para a Catequese
Campanha do Advento para a Catequese – versão para impressão
Campanha do Advento para a Catequese – capa

Pub