Inicio | Igreja | Encontro ecuménico ligado à espiritualidade de Taizé volta a realizar-se em Aljezur

Encontro ecuménico ligado à espiritualidade de Taizé volta a realizar-se em Aljezur

Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

Volta a realizar-se este ano na Diocese do Algarve o encontro ligado à espiritualidade de Taizé.

A iniciativa, que já se realiza desde 2005, terá uma vez mais lugar em Aljezur, este ano de 7 a 9 de setembro.

O encontro volta a contar com a presença do bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, e este ano terá também a participação do irmão David. Aquele membro da comunidade ecuménica do sul da França, o único português, virá pela terceira vez ao Algarve participar no encontro ligado a Taizé. O irmão David já esteve em Aljezur em 2006 e em 2009.

Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

A Comunidade Ecuménica de Taizé foi fundada em 1940, em plena Segunda Guerra Mundial, pelo falecido irmão Roger Schutz com o propósito de “reunir homens que sentissem a necessidade de juntos fazerem comunhão e viverem em paz uma vida simples, partilhando o trabalho e as reflexões das Sagradas Escrituras, caminhando em comunidade à descoberta de Deus revelado aos homens por Jesus Cristo”. Hoje é constituída por mais de 100 irmãos, de várias nacionalidades e igrejas cristãs, incluindo a católica, recebendo semanalmente a visita de milhares de jovens.

A ligação do Algarve à Comunidade Ecuménica de Taizé remonta à realização do Concílio de Jovens que ali teve lugar na década de 70 do século passado. As peregrinações do Algarve à comunidade monástica tiveram início desde então e todos os anos há grupos a passar alguns dias em Taizé.

Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

O Algarve acolheu também no início deste ano uma “Pequena Fraternidade Provisória” de Taizé, constituída por três jovens alemãs, que vieram realizar trabalho pastoral e social.

O encontro ecuménico no Algarve, que já não se realiza desde 2013, costuma ser participado por católicos, luteranos e ortodoxos. Os participantes deverão ficar alojados em casas de famílias dos concelhos de Aljezur, Lagos e Vila do Bispo.

Os interessados em participar ou acolher participantes deverão contactar o organizador do encontro, João Cabral, através do email joaomjcabral1@hotmail.com.

Verifique também

Chegou ao fim o Curso Básico de Teologia promovido pela Igreja do Algarve

Terminou este mês o Curso Básico de Teologia para agentes de pastoral iniciado em 2015, …

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.