Inicio | DA | Encontro no Carmelo algarvio ajudou a perceber como é que Sta. Teresa de Jesus entendia a pessoa

Encontro no Carmelo algarvio ajudou a perceber como é que Sta. Teresa de Jesus entendia a pessoa

Encontro_espiritualidade_carmelo_2014 (1)

O Centro de Espiritualidade da congregação dos Carmelitas Descalços, sedeado em Avessadas (Marco de Canaveses) promoveu no passado fim de semana um encontro de espiritualidade no Carmelo do Patacão, no concelho de Faro, sobre Santa Teresa de Jesus.

Encontro_espiritualidade_carmelo_2014A iniciativa, orientada pelo padre Agostinho Leal, sob o tema “Encontrar-se consigo mesmo”, abordado sob o ponto de vista daquela “doutora da Igreja”, decorreu como preparação da celebração dos 500 anos do seu nascimento que ocorre em 2015.

“A figura a conhecer e explorar é Santa Teresa de Ávila ou Santa Teresa de Jesus. Os vários encontros que temos feito em vários lugares têm como objectivo conhecer ou descobrir como é que a Santa Teresa via e vê a pessoa humana”, explicou ao Folha do Domingo o padre Agostinho Leal que em 2012 já tinha feito no Algarve um outro encontro sobre a mesma santa carmelita.

O sacerdote carmelita destacou assim o “humanismo teresiano” de Santa Teresa, lembrando que ele envolve também o seu conceito da pessoa na “perspetiva cristã”. “Santa Teresa apresenta o homem como o jardim e colaborador de Deus, com todas as possibilidades e capacidades que tem para continuar a recriar o mundo que está entregue nas nossas mãos”, sustentou, lembrando também as virtudes humanas e sociais que precedem as virtudes teologais como a humildade, a fortaleza, a determinação, a afabilidade, a verdade, a veracidade, a sinceridade e a discrição que a santa carmelita valorizava.

© Samuel Mendonça
© Samuel Mendonça

O padre Agostinho Leal considera que a formação, participada por 35 pessoas com a comunidade algarvia das irmãs Carmelitas Descalças e que terminou com a celebração da eucaristia, decorreu num “ambiente muito fraterno, calmo e tranquilo, onde se conjugou a parte da instrução com a oração”.

© Samuel Mendonça
© Samuel Mendonça

O sacerdote explicou que estes encontros têm vindo a decorrer nas diversas dioceses portuguesas e que o objetivo é passar por todas. Ainda no âmbito da preparação da celebração dos cinco séculos do nascimento da Santa Teresa será realizada a Ávila (Espanha), no próximo verão, uma peregrinação dos Carmelitas Descalços, Carmelitas Calçados, Carmelitas Missionárias, Carmelitas Missionárias Teresianas e Irmãs Teresianas de Portugal. Em outubro deste ano decorrerá ainda em Fátima um congresso sobre mística.

Verifique também

Paróquia das Ferreiras acolhe Oficina de Oração e Vida

A paróquia das Ferreiras está a acolher uma Oficina de Oração (TOV) e Vida desde …