Inicio | Igreja | Encontro no Carmelo algarvio apresentou a mensagem de Sta. Teresa de Jesus aos jovens de hoje

Encontro no Carmelo algarvio apresentou a mensagem de Sta. Teresa de Jesus aos jovens de hoje

Foto © Samuel Mendonça
Foto © Samuel Mendonça

No encontro que ontem à noite teve lugar no Carmelo algarvio do Patacão, no concelho de Faro, com cerca de 30 jovens, o padre Víctor Hidalgo López procurou apresentar-lhes a mensagem que tem hoje para eles Santa Teresa de Jesus, uma mística do século XVI.

Foto © Samuel Mendonça
Foto © Samuel Mendonça

Na iniciativa, intitulada “Teresa de Jesus: uma Santa alegre, amiga e forte de Deus!”, realizada no âmbito do encerramento das comemorações no Algarve do quinto centenário do nascimento de Santa Teresa de Jesus (1515-2015), o sacerdote mexicano evidenciou que aquela “doutora da Igreja” apresenta-lhes a mesma proposta que às outras pessoas: um relacionamento de amizade com Deus, alcançado através da oração.

Foto © Samuel Mendonça
Foto © Samuel Mendonça

“Cristo é um amigo que dá tudo e não tira nada porque só sabe amar, espera sempre, tem tempo para cada pessoa. Ninguém como Ele ama a vossa liberdade e a vossa verdade. Arriscai a confiar n’Ele. Partilhai com Jesus o vosso íntimo, tratai-o como um amigo. Cristo será para vós a melhor companhia”, afirmou, citando Teresa de Ávila, aquele membro do governo provincial da Ordem dos Carmelitas Descalços que está em Portugal a colaborar com o Centro Mariano Domus Carmeli e no acompanhamento espiritual das irmãs carmelitas em vários Carmelos.

Foto © Samuel Mendonça
Foto © Samuel Mendonça

O padre Hidalgo López prosseguiu na citação, afirmando que “o amor de Cristo não conhece limites, não se cansa nunca e não se assusta diante da sujidade e da miséria”. “Cristo veio para os pecadores e não para os justos. Jesus não está morto, acrediteis ou não, vive dentro de cada ser humano. Tratai com Jesus, ficai com Ele. Tratai com Ele de igual para igual como amigo que fala a amigo”, concluiu no encontro participado também pela comunidade algarvia das Carmelitas Descalças.

Os jovens, para além da comunidade de São Paulo do Patacão pertencente à paróquia de São Pedro de Faro, eram oriundos da paróquia da Sé e do Seminário de Faro.

Foto © Samuel Mendonça
Foto © Samuel Mendonça

Teresa de Ávila nasceu a 28 de março de 1515 e, após ter entrado no convento carmelita de Nossa Senhora da Encarnação, promoveu a renovação da Ordem do Carmo, tendo fundado o primeiro convento da nova família carmelita descalça em 1562, dia em que mudou de hábito e começou a chamar-se Teresa de Jesus. No século XVI foi responsável pela reforma da Ordem dos Carmelitas em Portugal, juntamente com São João da Cruz, processo do qual saiu, em 1593, o ramo dos Carmelitas Descalços. Teresa de Ávila, que morreu em Alba de Tormes (Salamanca) no ano de 1582, e foi proclamada doutora da Igreja pelo Papa Paulo VI em 1970.

Verifique também

Atividades da Igreja algarvia para os jovens arrancam este mês e prolongam-se até julho

O plano de atividades da Diocese do Algarve para a juventude no presente ano pastoral …

Folha do Domingo

GRÁTIS
BAIXAR