Breves
Inicio | Cultura | “Entre Arquivos” promove conferência sobre arquivos paroquiais em Silves

“Entre Arquivos” promove conferência sobre arquivos paroquiais em Silves

© Samuel Mendonça
© Samuel Mendonça

“Arquivos Paroquiais – do registo sacramental a arquivo de arquivos” é o título da conferência que Alexandra Xisto fará em Silves, a 21 de junho, pelas 15h00, na Biblioteca Municipal.

Esta comunicação integra um ciclo de conferências na área da arquivística, intitulado “Entre Arquivos”, que tem trazido às sedes de concelho dos vários Arquivos Municipais algarvios aderentes especialistas em várias temáticas ligadas ao arquivismo.

A investigadora e arquivista responsável pela organização do Fundo Documental da Diocese de Santarém procurará partilhar experiências e refletir sobre as metodologias destinadas à abordagem dos arquivos paroquiais.

Nas palavras de Alexandra Xisto, que trabalhou no Patriarcado de Lisboa, onde tratou o Arquivo do Cardeal Cerejeira e é membro do Grupo de Arquivística do Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica, o «Arquivo Paroquial vai para além do registo sacramental de batismos, casamentos e óbitos, congregando arquivos pessoais, associações, movimentos, obras», importando «definir e compreender na sua orgânica e funcionalidade».

A iniciativa decorre no âmbito do Programa de Doutoramento em Ciências da Informação e Documentação da Universidade de Évora e tem como Comissão Organizadora Nelson Vaquinhas (Arquivo Municipal de Loulé, CIDEHUS/UÉ), Marisa Caixas (Serviço de Gestão Documental do Centro Hospitalar do Algarve), Helena Vinagre (Arquivo Municipal de Olhão). Conta com o apoio do Município de Silves, através do seu Arquivo Municipal, que integra o projeto “Entre Arquivos”.

Verifique também

Arrancam em agosto escavações arqueológicas na cidade romana de Balsa, em Tavira

A antiga cidade romana de Balsa, no concelho de Tavira, vai ser alvo de uma …