Pub

Um total de 600 figurantes vão desfilar nas ruas e no topo dos 14 carros alegóricos que estão a ser ultimados para o Carnaval de Loulé, um dos mais antigos do país e que ontem foi apresentado.

Foto © Mira/CML

O cinema é o tema escolhido para a edição deste ano do Carnaval de Loulé, que sai à rua nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro tendo como mote “Era uma vez em… Louléwood”, estimando-se que os três dias de evento atraiam 75 mil pessoas, disse o presidente do município, Vítor Aleixo.

Foto © Mira/CML

Em conferência de imprensa, o autarca salientou que, pela primeira vez, o Carnaval de Loulé tem uma verba de 375 mil euros inscrita no orçamento municipal aprovado para este ano, investimento que é semelhante ao do ano passado.

Foto © Mira/CML

De acordo com Vítor Aleixo, juntamente com a Festa da Mãe Soberana, que se realiza na Páscoa, o carnaval é o evento com mais tradição na cidade e que se reflete, também, na economia da região.

Foto © Mira/CML

Admitindo não conseguir quantificar o retorno financeiro gerado pelo evento, o presidente do município sublinhou que a sua perceção é “suficiente para saber que é um evento com um impacto muito grande” na economia do concelho.

O autarca falava aos jornalistas nas oficinas onde estão a ser ultimados os preparativos para dar cor e forma às personagens satíricas e aos carros alegóricos que vão desfilar na principal avenida da cidade, decorados, ao todo, com um milhão de flores de papel.

Em destaque vão estar alguns filmes marcantes da história do cinema, com as suas principais personagens a “encarnarem” figuras da política nacional e internacional, do desporto ou da vida social.

Foto © Mira/CML

Um deles é o ‘Capitão Trampa’ (Donald Trump), que vai enfrentar outro herói, o líder da ONU, António ‘Gulkterres’, aqui representado pela imagem da personagem de banda desenhada Hulk.

O ‘Brexit’ também não foi esquecido, com o primeiro-ministro britânico Boris Johnson a encarnar o detetive Sherlock Holmes, que procura descobrir, não um crime, mas um acordo de saída do Reino Unido da União Europeia.

Em território nacional, o filme “O Pirata das Caraíbas” tem como protagonista o ministro das Finanças Mário Centeno, que por estes dias de Carnaval será, em Loulé, o Jack Sparrow da Ribeira do Cadoiço.

Os bilhetes para o Carnaval mantêm o valor de dois euros, sendo as verbas arrecadadas em bilheteira – cuja soma costuma rondar os 65 mil euros – distribuídas por instituições de solidariedade social do concelho e pelas coletividades que integram os grupos de animação do corso.

com Lusa

Pub