Pub

© Samuel Mendonça
© Samuel Mendonça

Onze anos depois do último Festival da Música Escutista do Algarve (FESCUT), a Junta Regional do Algarve do Corpo Nacional de Escutas (CNE) voltou promover no passado sábado a IV edição daquela iniciativa.

O festival, subordinado ao tema “A oportunidade de viver…”, cujo imaginário assentou na vida de madre Teresa de Calcutá, contou com seis canções concorrentes e teve como objetivo “fomentar a criatividade, interação grupal e desenvolvimento das capacidades no que respeita à criação musical e literária”.

A primeira a subir ao palco do Auditório Municipal de Albufeira foi a canção do Agrupamento 100 de Tavira do CNE, intitulada “Vamos Viver”, seguindo-se a primeira canção das quatro apresentadas pelo Agrupamento 413 de Ferragudo (marítimos) com o tema “Alerta, Escuteiros sempre Alerta!” e interpretada por elementos da segunda secção (Moços – escutas dos 10 aos 14 anos).

Os elementos da primeira secção (Lobitos – escutas dos 6 aos 10 anos) do mesmo agrupamento do CNE apresentaram a terceira canção concorrente com o tema “A Natureza em Festa”, seguindo-se a interpretação do Agrupamento 714 de Albufeira, intitulada “A tua missão”.

O Agrupamento 413 de Ferragudo apresentou ainda a quinta e a sexta canções concorrentes. A penúltima foi interpretada pelos membros da quarta secção (Caminheiros – escutas dos 18 aos 22 anos), com o tema “Vai e Vive a vida no ACAREG” e a última pelos membros da terceira secção (Marinheiros – escutas dos 14 aos 18 anos), com o tema “A Vida é uma Promessa”.

Em primeiro lugar ficou a canção do Agrupamento 714 de Albufeira, que, conforme o regulamento, será o hino do XII Acampamento Regional (ACAREG) a realizar-se de 2 a 7 de setembro deste ano no Vale das Almas, concelho de Faro. Em segundo e terceiro lugares ficaram as interpretações do Agrupamento 413 de Ferragudo, respetivamente, intituladas “A Vida é uma Promessa” e “Vai e Vive a vida no ACAREG”. O prémio de melhor letra foi entregue à canção interpretada pelo Agrupamento 100 de Tavira.

O primeiro FESCUT realizou-se em 1986, o segundo em 1989 e o terceiro em 2003, este realizado no Auditório Municipal de Portimão.

Pub