Pub

Em conferência de imprensa em Vila Real de Santo António, o alcaide de Ayamonte, José Rodriguez Castillo, disse que este é um dos projetos que consta das propostas de atividades para o verão, apresentado após uma reunião com os presidentes das Câmaras de Vila Real de Santo António, Luís Gomes, e de Castro Marim, José Estevens.

Além deste projeto, Rodriguez Castillo disse que a rádio municipal de Ayamonte irá, a partir de 26 de julho, emitir às sexta-feira uma hora de programação bilingue, com notícias ou entrevistas relativas à Eurocidade.

Rodriguez Castillo considerou que os “trabalhos relativos à Eurocidade estão a ser conduzidos com entusiasmo pelos três municípios” e têm como objetivo “preparar projetos que possam depois ser candidatos a fundos comunitários no período de 2014-2020”.

Entre as áreas destacadas estão a mobilidade e os transportes entre os três municípios, que o autarca de Ayamonte defendeu ser “motor de desenvolvimento e emprego, tal como aconteceu com a Ponte Internacional do Guadiana”, quando abriu no início da década de 1990 e ligou Portugal e Espanha.

Outra das iniciativas em curso é a criação do cartão do Eurocidadão, que permitirá aos residentes de cada município usufruir de serviços existentes nos outros, embora o alcaide de Ayamonte tenha frisado que “a lista ainda está a ser definida, porque há serviços que dependem de entidades regionais ou centrais portuguesas e espanholas e têm de ser estabelecidos acordos para o efeito”.

A proposta de atividades apresentada ontem pela Eurocidade inclui eventos de animação, culturais e desportivos que se realizam dos dois lados da fronteira.

Exposições sobre a indústria conserveira e de sal do Guadiana ou de pintura, em Ayamonte, um encontro de jovens instrumentistas, com um dia em cada cidade ou espetáculos das escolas de dança dos concelhos, a realização de seminários e um concerto da Orquestra do Algarve no Teatro Cardenio, em Ayamonte, são algumas das atividades previstas para julho.

Concertos de música clássica, regatas de vela, provas de natação ou de atletismo são outros eventos que a Eurocidade vai realizar em agosto.

A Eurocidade Ayamonte Vila Real de Santo António foi criada em janeiro pelos municípios vizinhos da fronteira luso-espanhola, mas em maio foi alargada com a entrada da Câmara de Castro Marim. A partilha de equipamentos, a criação de uma marca turística conjunta e a realização de eventos dos dois lados da fronteira são seus os objetivos principais.

Lusa

Pub