
Foi ontem à noite inaugurada no Museu Municipal de Faro a exposição “Vozes das Crianças na Pobreza”, uma iniciativa da Cáritas Europa constituída por 11 fotografias acompanhadas por “testemunhos reais” de crianças que visam “chamar a atenção para os desafios que afetam diariamente as famílias e para o escândalo da pobreza infantil”.

A mostra itinerante, que estará ali patente até ao dia 13 deste mês, “inclui uma selecção de imagens recolhidas com o contributo das várias Cáritas na Europa, ilustrando a realidade da vida das crianças e das suas famílias, bem como a resposta da Cáritas na ajuda às mesmas”, explica a organização, acrescentando que a exposição esteve presente em dezembro do ano passado no Parlamento Europeu, em Bruxelas.

“Combater a pobreza infantil deve ser uma prioridade da União Europeia e dos seus Estados-membros. As crianças estão a crescer, eles não podem esperar até que a crise acabe”, refere, explicando que “a Cáritas Europa levou esta mensagem aos legisladores europeus”.

Na inauguração da exposição trazida ao Algarve pela Cáritas algarvia, o presidente daquela instituição da Igreja católica explicou que “o objetivo é também sensibilizar quem visita”. “As imagens falam por si e toda a gente compreende”, afirmou Carlos Oliveira.

Também o bispo do Algarve, presente na inauguração, se congratulou com a iniciativa. “Todos nós somos sensíveis aos problemas sociais, mas quando se trata de crianças somos ainda mais sensíveis. Quem é que pode permanecer indiferente à voz de uma criança?”, interrogou D. Manuel Quintas, considerando ser “enriquecedor e interpelativo para quem visitar esta exposição”.

“Esta é uma questão urgente. Que todos nós procuremos, na medida das nossas possibilidades, diminuir esta problemática e tentar resolvê-la, sabendo que a solução passa pela proteção à família e aos desempregados. É sobretudo por aí que passa a inclusão das crianças”, concluiu.

A Cáritas diz que existem “25 milhões de crianças na União Europeia em risco de pobreza ou exclusão social” e que por isso “o futuro da Europa está em perigo”. “Dar prioridade às crianças é a chave para o futuro da Europa”, acrescenta.

Depois de Faro, a exposição seguirá para Portimão, onde ficará patente até ao dia 20 na Junta de Freguesia local. No dia 21 irá a Tavira para ficar patente, possivelmente até ao dia 26, na Biblioteca Municipal.