Inicio | DA | Festa Pequena inicia festividades em honra da Mãe Soberana

Festa Pequena inicia festividades em honra da Mãe Soberana

© Mira/CML
© Mira/CML

No Domingo de Páscoa, 20 de abril, pelas 17h, realiza-se em Loulé a Festa Pequena em honra de Nossa Senhora da Piedade, popularmente evocada como Mãe Soberana, e que constitui o ponto de partida daquela que é considerada a maior manifestação religiosa a sul do Tejo.

Neste primeiro momento tem lugar a descida da imagem da Nossa Senhora do santuário mariano em direção à igreja de São Francisco, no centro da cidade, onde permanece durante duas semanas.

Ao longo destes 15 dias, a imagem permanece na igreja de São Francisco, ininterruptamente aberta das 8 às 23h. A novena de oração, que decorre até ao dia 30 deste mês, e que precede o tríduo de preparação para a Festa Grande, que ocorre nos três dias seguintes, este ano tendo como pregador o padre Agostinho Leal, Carmelita Descalço. Este ano, cada um dos dias do tríduo que terá como tema “Aprender com Maria, acolher com alegria”, é dedicado, respetivamente, aos colaboradores, às famílias e aos jovens das paróquias de Loulé.

O momento alto de encerramento das festividades acontece no domingo, 4 de maio, com a chamada Festa Grande. É o adeus da padroeira à sua terra e o regresso em apoteose, com a subida do andor ao íngreme cerro onde se implanta o santuário com a pequena ermida que, a poente, se ergue sobranceira a toda a cidade.

Verifique também

Paróquia das Ferreiras acolhe Oficina de Oração e Vida

A paróquia das Ferreiras está a acolher uma Oficina de Oração (TOV) e Vida desde …