Breves
Inicio | Cultura | Festival de Órgão volta ao Algarve em novembro

Festival de Órgão volta ao Algarve em novembro

A Associação Cultural Música XXI organiza a 11ª edição do Festival de Órgão, que percorre os concelhos de Faro, Portimão, Loulé e Tavira entre 2 e 30 de novembro. Serão 13 apresentações, incluindo concertos, concerto pedagógico, apresentação de alunos e missa acompanhada ao órgão, protagonizados por seis organistas e vários cantores/instrumentistas.

O concerto de arranque do Festival tem lugar em Faro, com a organista Margarida Oliveira e o tenor Bruno Nogueira na igreja do Carmo. Este espaço receberá também uma combinação peculiar de órgão e trompa, respetivamente com Daniel Nunes e Edgar Barbosa.

Na Sé de Faro, Sérgio Silva e o Ensemble Vocal Introitus apresentarão um programa de invocação Mariana, enquanto o conceituado organista espanhol Andrés Cea Galán percorrerá as escolas organísticas alemã, holandesa e ibérica.

Esta igreja acolherá ainda outras iniciativas, tais como um concerto pedagógico com Inês Machado ao órgão, a apresentação do trabalho desenvolvido pelos alunos da recente Escola de Órgão da Sé de Faro e uma missa dominical acompanhada ao órgão de tubos por estes alunos e pelo Coro de Câmara Vozart.

Após os trabalhos de reparação será inaugurado o restauro do órgão de tubos da igreja matriz de Portimão, com a organista Margarida Oliveira e a participação do Coral Adágio. Também naquela igreja Daniel Nunes e Edgar Barbosa apresentarão música de câmara para órgão e trompa.

A igreja matriz de Boliqueime acolherá um itinerário vocal que tem por base de inspiração o património artístico da própria igreja, protagonizado por Sérgio Silva e Ensemble Vocal Introitus. O segundo concerto será conduzido pelo organista Paulo Bernardino.

Em Tavira, o músico, investigador e professor espanhol Andrés Cea Galán, com uma intensa carreira internacional, fará soar o órgão da igreja de Santiago. Paulo Bernardino encerrará o Festival de Órgão do Algarve, na igreja da Misericórdia.

Os concertos realizam-se às 21h30 e todos os eventos são de entrada livre.

O Festival de Órgão do Algarve 2018 conta com os apoios da Direção Regional de Cultura do Algarve e dos Municípios de Faro, Loulé, Tavira e Portimão, com o apoio à divulgação da Região de Turismo do Algarve e com os parceiros de comunicação Antena 2, Sul Informação e Rua FM. Conta ainda com a parceria da Ordem do Carmo de Faro, do Cabido da Sé de Faro, das Paróquias de Portimão, Boliqueime e Tavira e da Misericórdia de Tavira.

Cartaz

Verifique também

Sistema inédito permite explorar obras no Museu Municipal de Faro com os cinco sentidos

Os visitantes do Museu Municipal de Faro já podem explorar 84 obras de arte com …