Inicio | Cultura | Festival Jota traz ao Algarve muitas bandas de inspiração cristã

Festival Jota traz ao Algarve muitas bandas de inspiração cristã

Foto © Samuel Mendonça
Foto © Samuel Mendonça

A organização do Festival Jota divulgou na última quarta-feira os últimos dois nomes do cartaz da próxima edição daquele evento que se realiza este ano e pela primeira no Algarve, conforme anúncio feito no final da edição do ano passado.

O cartaz da 8ª edição do maior festival de música de inspiração cristã que se realiza em Portugal e um dos maiores na Península Ibérica – agendada para 31 de julho, 1 e 2 de agosto – ficou fechado com os ingleses ‘Crossbeam’, tendo sido também divulgada a participação do grupo português ‘Jovem levanta-te’.

Como já tínhamos avançado, para além destes e da ‘Banda Jota’, ligada ao nascimento e à organização do festival, o evento trará também a Faro, mais concretamente ao terreno do Vale das Almas (onde se realiza anualmente a habitual Concentração Internacional de Motos), os portugueses ‘Maresia’, ‘Godstones’, ‘Graal’, ‘Claudine Pinheiro’ e ‘Yeshua’, aos quais se juntarão as duas participações algarvias: os ‘Xpression Cross’, que repetem a participação do ano passado e sublinham a vertente ecuménica do festival, e o ‘Dj Zoon’.

Crossbeam • Foto © Samuel Mendonça
Crossbeam • Foto © Samuel Mendonça

Os ‘Crossbeam’ são uma banda inglesa que tem escrito, gravado, atuado e vindo a caminhar juntos na fé, desde 1998. A banda, que foi criada num acampamento católico de verão, no sul da Inglaterra, e desde então tem atuado em diversos festivais por toda a Inglaterra e no restante Reino Unido, já lançou seis álbuns de estúdio independentes: ‘Love to Live’ (2002), ‘All I Believe is You’ (2004), ‘Love to Live: Again’ (2005), ‘Home’ (2006), ‘A Time for Everything’ (2007), and ‘Wake Up Call’ (2012).

Jovem_levanta_te_got_talent
Grupo ‘Jovem Levanta-te’

O grupo ‘Jovem Levanta-te’, da paróquia da Amora, popularizou-se pela participação no programa ‘Got Talent Portugal’ na RTP, tendo chegado à fase final com a apresentação de encenações de teatro negro, abrilhantadas por músicas com mensagem de inspiração cristã. O grupo é composto por 25 elementos e nasceu em 2008.

A edição deste ano – que inclui um dia extra (30 de julho), no qual se realizará a festa de receção aos festivaleiros que irão acampar no recinto do festival – volta a contar, como é habitual, com o espaço “O Teu palco”, dedicado a dar a conhecer bandas e artistas amadores, que mostrarão o seu trabalho num máximo de três temas/15 minutos.

Cartaz
Cartaz

Para além do programa noturno com os concertos, neste e no palco principal, o festival voltará a incluir também diversos espaços de workshops, ateliês, oração, reflexão, atividades radicais, visitas guiadas, entre outras ofertas.

Os interessados em participar na próxima edição do Festival Jota deverão fazer a sua inscrição (individual ou em grupo) no site do evento, havendo contrapartidas para grupos e quatro opções de ingresso ao dispor, que vão desde os 3 euros (2 euros para crianças dos 7 aos 12 anos) até aos 28 euros (18 euros para crianças), consoante a escolha seja assistir apenas a um concerto ou participar em todo o festival.

Existe ainda a possibilidade de colaboração no festival como voluntário para apoio nas áreas de acolhimento, alimentação, alojamentos, logística, entre outras e a iniciativa contará também com cantina, para serviço de refeições, bar, recinto de banhos e stands de diversas instituições relacionadas com a pastoral juvenil e com a cultura local,

O Festival Jota nasceu em 2007 no seio do Secretariado da Pastoral Juvenil da Guarda, organizado em colaboração com a Banda Jota, mas logo se tornou itinerante, de âmbito nacional, aberto a todos os jovens do país como proposta unificadora da pastoral da juventude em Portugal. Ao longo das suas sete edições, o evento já se realizou no Paul, Covilhã (2007, 2008 e 2013), em São Jacinto, Aveiro (2009), Taboão, Paredes de Coura, Viana do Castelo (2010), Braga (2012) e Carvalhais, São Pedro do Sul, Viseu (2014).

Verifique também

Viviane edita em novembro disco de homenagem a Edith Piaf

A cantora Viviane edita em novembro um disco com versões de temas da cantora francesa …